Smashing Pumpkins

Biografia

A banda Smashing Pumpkins começou em 1987 na cidade de Chicago. Seu primeiro registro foi um single com a música "I Am One", lançado em 1990 por um selo local.

Formado por Billy Corgan (vocal, guitarra), James Iha (guitarra), D'Arcy (baixo) e Jimmy Chamberlin (bateria), o Smashing Pumpkins lançou o seu álbum de estréia em 1991, o excelente Gish. O disco, produzido por Butch Vig (produtor do disco Nevermind do Nirvana e ,mais tarde, membro da banda Garbage) se destacou pelas referências de heavy metal, gótico, dream pop, grunge e rock psicodélico nas suas músicas. Gish colocou o Smashing Pumpkins como uma das promessas do rock alternativo americano do início dos anos 90.

Com Siamese Dream (1993), o segundo álbum, o Smashing Pumpkins conseguiu entrar no grupo das grandes bandas daquela década. "Disarm" e "Today" foram alguns dos hits desse bem sucedido álbum.

Para manter o status de grande, a banda lançou o Mellon Collie and the Infinite Sadness em 1995. O álbum duplo trouxe os hits "1979", "Bullet With Butterfly Wings" e "Zero". Durante a turnê de Mellon Collie and the Infinite Sadness, Jonathan Melvoin, tecladista que acompanhava a banda morreu de overdose de cocaína. O baterista Jimmy Chamberlin, por estar com Melvoin na hora do incidente, foi afastado da banda. Em seu lugar entrou Matt Walker.

A turnê de Mellon Collie and the Infinite Sadness trouxe o Smashing Pumpkins pela primeira vez ao Brasil. A banda se apresentou em janeiro de 1996 no festival Hollywood Rock. Em 1998 foi lançado o álbum Adore. Mais tarde, Jimmy Chamberlin retornou à banda e a baixista D'Arcy saiu, sendo, mais tarde, substituída por Melissa Auf Der Maur (ex-Hole). Na turnê de Adore, a banda tocou novamente no Brasil, apresentando-se nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2000, o Smashing Pumpkins lançou o álbum Machina: The Machines of God. Neste mesmo ano, Billy Corgan anunciou o fim da banda. Porém, em abril de 2006, ele anunciou o retorno da banda. Mas, somente com dois membros originais: ele e Jimmy Chamberlin. Em 2007, o Smashing Pumpkins lançou o álbum Zeitgeist. Novos membros foram adicionados para a turnê desse disco: Jeff Schroeder (guitarra, vocais), Ginger Reyes (baixo, vocais) e Lisa Harriton (teclados, vocais).

No início de 2009, Chamberlin saiu da banda. Na sequência, o Smashing Pumpkins consolidou a sua formação com Corgan e Schroeder, e a adição do baterista Mike Byrne e da baixista Nicole Fiorentino. No ano seguinte, a banda se apresentou em São Paulo no Festival Planeta terra.

Em 2009, o grupo anunciou um projeto Teargarden by Kaleidyscope, que consistia em um álbum conceitual, no qual as faixas seriam lançadas uma por uma pela internet, via download gratuito, em um total de 44 músicas. Depois que algumas músicas lançadas entre 2009 e 2010 (que também saíram em EPs), a banda decidiu lançar um álbum convencional dentro desse projeto. Intitulado Oceania, o disco saiu em junho de 2012, trazendo 13 faixas. Na sequência foi lançado Monuments to an Elegy em 2014.

O décimo álbum de estúdio da banda, Shiny and Oh So Bright, Vol. 1 / LP: No Past. No Future. No Sun. saiu em 2018. Produzido por Rick Rubin, o disco marca a presença de três membros originais na formação da banda: Billy Corgan, James Iha e Jimmy Chamberlain. Cyr, um trabalho com 20 faixas, chegou em 2020.

Estados Unidos

Álbuns Em Destaque

Cyr

2020 | Álbum

Oceania

2012 | Álbum

Zeitgeist

2007 | Álbum

Adore

1998 | Álbum

Siamese Dream

1993 | Álbum

Gish

1991 | Álbum