Pular para o conteúdo principal

No inicio dos anos 1990, o produtor Butch Vig havia adquirido status de superstar. Além do fenômeno Nevermind, o bem-sucedido álbum do Nirvana, ele também produziu discos como Gish (The Smashing Pumpkins), Dirty (Sonic Youth), Bricks Are Heavy (L7), Siamese Dream (The Smashing Pumpkins), Betty (Helmet), entre outros que foram destaques na primeira metade daquela década.

Desse status nasceu o Garbage, grupo que começou em 1993 em uma jam session reunindo Vig (bateria, percussão) e os produtores Duke Erikson (baixo, guitarra, teclados, percussão) e Steve Marker (guitarra, teclados) . No ano seguinte, eles contrataram a escocesa Shirley Manson (vocais, guitarra), após vê-la na TV se apresentando com uma banda chamada Angelfish.

Tendo Curve, My Bloody Valentine e Lush como algumas das referências para a sua música, porém com uma sonoridade mais pop, Garbage lançou em 1995 o seu álbum de estreia, homônimo. O disco trouxe os hits radiofônicos "Queer", "Only Happy When It Rains" e "Stupid Girl".

Após o sucesso do álbum de estreia, a banda lançou o segundo disco, Version 2.0, em 1998. Em 2001 saiu Beautiful Garbage, álbum com um estilo mais diversificado e de canções mais melódicas, apresentando influências de grupos femininos dos anos 1960 e da new wave.

Bleed Like Me, o quarto álbum do  Garbage, saiu 2005, tendo como destaque o single "Why Do You Love Me".

Depois de um longo hiato, o a banda retornou com um novo álbum, Not Your Kind of People, em 2012, o quinto na trajetória do grupo. Em 2016, um novo trabalho, intitulado Strange Little Birds, foi lançado. Seu sétimo álbum de estúdio, intitulado No Gods No Masters, foi lançado em 2021.

Músicas em Destaque
Playlist: block top 10
  • VowGarbage
  • Stupid GirlGarbage
  • QueerGarbage

Álbuns em Destaque

No Gods No Masters
2021 / Álbum
Bleed Like Me
2005 / Álbum
Beautiful Garbage
2001 / Álbum
Version 2.0
1998 / Álbum
Garbage
1995 / Álbum