Após o encerramento das atividades com Galaxie 500, Dean Wareham formou o Luna, em 1991. Na sua primeira formação, a banda contava com o baixista Justin Harwood e o baterista Byron, que logo foi substituído por Stanley Demeski, ex-baterista do Feelies.
A música da banda é identificada com os gêneros indie pop e dream pop. Seu primeiro álbum foi o excelente Lunapark de 1992. Nesta época a banda ficou conhecida com o nome de Luna². No segundo disco, Bewitched (1994), a banda já tinha um quarto integrante, o guitarrista Sean Eden.
Em 1995 chegou o excelente álbum Penthouse, trazendo uma versão para "Bonnie and Clyde" (com a participação de Laetitia Sadier do Stereolab), música do cantor francês Serge Gainsbourg. E, também, a participação de Tom Verlaine em duas faixas, "Moon Palace" e "23 Minutes In Brussels". Em 1996, o baterista Stanley Demeski saiu do grupo, dando o lugar para Lee Wall. E, no ano seguinte, foi lançado o quarto álbum, Pup Tent.
Days Of Our Nights, trabalho de 1999, traz uma versão para a música "Sweet Child O'Mine" do Guns 'n Roses, e foi o primeiro disco do Luna lançado no Brasil. A edição nacional traz duas faixas bônus, "The Bad Vibe Merchant" e "Neon Lights", música do Kraftwerk.
No ano 2000, Justin Harwood saiu da banda e em seu lugar entrou a baixista Britta Phillips. Nesse mesmo, Luna lançou o disco Live, que traz 14 músicas gravadas ao vivo, com destaque para "4th of July", um dos clássicos do Galaxie 500.
Em 2002, a banda lançou o seu sexto álbum de estúdio, Romantica. No ano seguinte, Dean Wareham e Britta Phillips lançaram um álbum intitulado L' Avventura, como um duo (Dean & Britta).
Luna anunciou o seu fim em 2004, ano que a banda lançou o seu último álbum de estúdio, Rendezvous. O seu último show foi realizado no Bowery Ballroom, em Nova York, no dia 28 de fevereiro de 2005.
Apesar do fim anunciado, Luna retornou em 2015 para realizar algumas apresentações ao vivo. Em 2017, a banda lançou um álbum de covers, intitulado A Sentimental Education, e um EP, A Place Of Greater Safety, com seis faixas instrumentais.
- Origem: