A banda Hole foi ofuscada pela imagem polêmica da sua líder, Courtney Love. Porém, a banda produziu algumas das músicas mais conhecidas dos rock alternativo americano dos anos 90. "Doll Parts", "Miss World", "Celebrity Skin", "Malibu" e "Violet" são alguns dos hits produzidos pelo grupo.
Hole foi formado em 1989 em Los Angeles por Love, que recrutou o guitarrista Eric Erlandson através de um anúncio de jornal. Love já tinha tocando em diversas bandas, incluindo as primeiras formações do Babes in Toyland e Faith No More.
Adicionando o baixista Jill Emery e a baterista Caroline Rue, a banda lançou em 1991 o seu primeiro álbum. Pretty on the Inside, foi produzido por Kim Gordon do Sonic Youth.
No ano de 1992, Courtney Love se casou Kurt Cobain, líder do Nirvana.
Em 1993, Love e Eric Erlandson voltaram a trabalhar um novo álbum do Hole, mas com outros integrantes: a baixista Kristen M. Pfaff e a baterista Patty Schemel. Em abril de 1994, Live Through This, o segundo álbum, foi lançado pela DGC Records. O disco foi elogiado pela crítica, apontado como um dos melhores do ano. Quatro dias antes desse lançamento Cobain tinha sido encontrado morto em sua casa, na cidade de Seattle, vítima de suicídio. E, quatro meses depois da morte dele, a baixista Kristen M. Pfaff foi encontrada morta em um apartamento em Seattle, vítima de overdose de cocaína. Dois meses depois, Hole começou uma turnê de divulgação de Live Through This, tendo Melissa Auf Der Maur como baixista.
Hole lançou o terceiro álbum em 1998. Celebrity Skin foi positivamente recebido pela crítica. Em maio de 2002, Love anunciou o fim da banda. Anos depois, em 2004, ela lançou o seu primeiro álbum solo, America's Sweetheart.
Em 2009, Courtney Love anunciou o retorno do Hole. O grupo lançou em 2010 o álbum Nobody's Daughter.
- Origem:
- Log in or register to post comments