- Nevermind
- Artista:
- Formato:Álbum
- Ano:1991
- Selo:DGC
Não dá para imaginar os anos 90 sem "Smells Like Teen Spirit", "Breed", "Drain You", "Come As You Are" e "Something In The Way". Ou como seria se não tivesse existido 'Nevermind'. Que outro disco injetaria um novo ânimo no rock? Fica a pergunta.
Se a palavra grunge não foi levada tão a sério, pelo menos ficou o momento na história, onde uma banda abriu caminho para novas, e até para suas influências musicais. Sonic Youth, Pixies e Vaselines são alguns dos culpados por Kurt Cobain mergulhar no som que transformou sua banda no principal ícone do rock da última década do século XX.
O disco lançado no dia 23 na Inglaterra e no dia 24 de setembro de 1991 nos Estados Unidos, foi produzido por Butch Vig (este, talvez influenciado pela própria obra-prima sonora que produziu, mais tarde formaria o Garbage, com a bela escocesa Shirley Manson nos vocais).
Ouvindo todas as faixas de "Nevermind", fica difícil não acreditar que o disco não tenha sido produzido visando o sucesso que de fato aconteceu. Porque o punk nunca foi tão pop, melodia e agressividade nunca se encaixaram com tanta perfeição, e, o rock nunca foi cantado com tanta sinceridade.
Todo mundo sabe que o sucesso de 'Nevermind' não fez bem para Kurt Cobain. Mas, para o rock, sim!