Apesar de ser um dos ícones do britpop, movimento que efervesceu a cena musical independente britânica nos anos 1990, o Pulp teve a sua origem em 1978 na cidade de Sheffield, Inglaterra. O jovem Jarvis Cocker, na época com quinze anos, formou a banda com colegas de escola. Inicialmente chamada de Arabicus Pulp, a banda passou a década de 1980 vivendo na obscuridade, mesmo lançando diversos singles e alguns álbuns. Sempre liderado pelo vocalista Jarvis Cocker, o Pulp teve sempre uma constante mudança de formação e de estilos também, flertando com gêneros como new wave, glam, acid house, europop e indie rock britânico.
Em 1983, o grupo lançou o primeiro álbum, 'It', originalmente numa tiragem de 2000 cópias pelo selo Red Rhino Records. 'It' se baseia no folk, com canções pop românticas, sob influência de Leonard Cohen. Seu próximo álbum - 'Freaks' - saiu em 1987.
Com influências do acid house, 'Separations', seu terceiro álbum da banda, foi gravado em 1989, porém, seu lançamento aconteceu somente em 1992 pela Fire Records. A faixa "My Legendary Girlfriend" saiu em 1991 como primeiro single desse disco, e foi nomeada como "single da semana" pelo NME, começando aí o decolagem da carreira do Pulp.
A repentina popularidade do Pulp no anos 1990 - figurando no britpop ao lado de bandas como Suede, Oasis e Blur – fez com que a sua formação se estabilizar com um núcleo de membros que ficaram mais conhecidos: Jarvis Cocker (vocais, guitarra), Russell Senior (guitarra), Candida Doyle (teclados), Steve Mackey (baixo) e Nick Banks (bateria).
'His 'n' Hers', o quarto álbum do grupo, lançado em 1994 pela Island, alcançou a nona posição nas paradas britânicas e foi nomeado ao Mercury Music Prize. Porém foi com o disco seguinte, 'Different Class' (1995), que o Pulp atingiu seu auge na cena musical inglesa, mais precisamente com os singles "Common People" e "Disco 2000". Durante as gravações de 'Different Class', o grupo adicionou um novo integrante, o guitarrista Mark Webber - o presidente do fã club do grupo.
'Different Class' ganhou o Mercury Music Prize de 1996. Seu sucessor, 'This Is Hardcore' (1998) não obteve a mesma aceitação, mas também foi nomeado ao Mercury Prize.
Pulp retornou com um novo álbum de estúdio em 2001, quando lançou 'We Love Life'. Em 2006, Jarvis Cocker lançou o seu primeiro álbum solo - 'Jarvis'.
Em 2011, a banda retornou para algumas apresentações em festivais.
- Origem: