Red House Painters

Red House Painters

Biografia

Formada em 1989, a banda americana Red House Painters teve a origem em Atlanta, Georgia, inicialmente formada pelo cantor/compositor Mark Kozelek e o seu amigo Anthony Koutsos (bateria). Com a mudança para San Francisco, Califórnia, o grupo teve a sua formação expandida com a entrada do guitarrista Gorden Mack e o baixista Jerry Vessel. Folk rock, dream pop e sadcore são alguns dos gêneros utilizados para encaixar a música do Red House Painters, que tem artistas como American Music Club, R.E.M., Tim Buckley e Throwing Muses como influências.

Em 1992, a banda assinou com a gravadora inglesa 4AD Records, que lançou no mesmo ano o disco 'Down Colorful Hill', uma coleção de demos gravadas entre 1989 e 1990.

O Red House Painters lançou em 1993 dois álbuns homônimos, que devido as imagens das capas ficaram conhecidos como 'Rollercoaster' e 'Bridge'. Este último, na verdade, reúne oitos músicas que ficaram fora de 'Rollercoaster'. Esses dois trabalhos revelaram Mark Kozelek como um compositor único, em composições profundamente emocionais, como "Grace Cathedral Park", "Katy Song", "Strawberry Hill", "Things Mean a Lot", "Evil" e "Things Mean a Lot".

'Ocean Beach', álbum lançado em 1995, foi o último com o guitarrista Gorden Mack e também último disco de estúdio da banda lançado pela 4AD. O álbum seguinte, 'Songs for a Blue Guitar' (1996) saiu pela Island Records/Supreme Records.

No início de 1998, o Red House Painters finalizou o seu sexto álbum, 'Old Ramon'. Porém, como a banda já estava em processo de dissolução e as gravadoras passavam por um processo de fusões, esse trabalho foi arquivado, somente foi lançado em 2001 pela Sub Pop, quando Mark Kozelek conseguiu comprar os direitos do mesmo.

Após o fim da grupo, Mark Kozelek se dedicou aos trabalhos solos. Em 2002, ele formou o projeto Sun Kil Moon.

Álbuns Em Destaque