Pular para o conteúdo principal

O grupo Dead Can Dance conquistou ao logo de sua carreira uma legião de fãs com sua música introspectiva, que funde ambiente pop, com elementos da música folk europeia da idade medieval e word music. Apesar de um grande número de músicos ter passado pela banda, o Dead Can Dance sempre foi centralizado no multi-instrumentista inglês Brendan Perry e na vocalista australiana Lisa Gerrard.

Formado em 1981, em Melbourne, Austrália, o grupo inicialmente contava também com Paul Erikson e Simon Monroe. Porém, em 1982 o casal Brendan Perry e Lisa Gerrard se mudou para Londres, onde o duo se estabeleceu com a colaboração de outros músicos e como um dos artistas do selo 4AD. Em 1984 foi lançado o primeiro álbum, 'Dead Can Dance', que reuniu músicas compostas durante os quatro anos anteriores. Esse disco de estreia da banda apresenta influências do post-punk e do rock gótico, que o diferencia dos seus trabalhos seguintes.

Na sequência, o Dead Can Dance lançou o EP 'Garden of the Arcane Delights' (1984) e o álbum 'Spleen and Ideal' (1985). Este último com letras baseadas nas obras dos escritores Charles Baudelaire e Thomas de Quincey. O terceiro álbum - 'Within the Realm of a Dying Sun' - saiu em 1987, seguido por 'The Serpent's Egg', o último disco produzido antes do final do relacionamento amoroso entre Brendan Perry e Lisa Gerrard.

Com a separação, Lisa Gerrard voltou para a Austrália e Brendan Perry mudou se para a Irlanda. Porém, eles continuaram escrevendo, gravando e se apresentando como Dead Can Dance.

Em 1990, a banda lançou 'Aion' - o quinto álbum. Ainda durante os anos 1990, saíram os discos 'Into the Labyrinth' (1993), 'Toward the Within' (1994) e 'Spiritchaser' (1996). 'Toward the Within' se trata de álbum gravado ao vivo em 1993 em Santa Monica, na Califórnia.

Em 1995, Lisa Gerrard lançou 'The Mirror Pool', o seu primeiro álbum solo.

Apesar de oficialmente a banda se desfazer em 1999, o Dead Can Dance retornou em 2005 para uma turnê pela Europa e América do Norte. Em 2012, a banda lançou 'Anastasis', o seu oitavo álbum, pelo selo Pias Recordings. Seis anos depois, um novo álbum, intitulado 'Dionysus', foi lançado.