Pular para o conteúdo principal
Foo Fighters
Foo Fighters

Dave Grohl começou no rock tocando em algumas bandas do circuito punk de Washington D.C. nos anos 1980. Sendo que a mais conhecida foi o Scream, da qual saiu em 1990 para assumir a bateria de uma banda que começava a chamar a atenção do mundo, o Nirvana, que já tinha lançado o seu primeiro álbum, Bleach.

A história de Dave Grohl com o Nirvana foi até 1994, quando o vocalista Kurt Cobain se suicidou. A fim de dar um novo rumo a sua vida após a morte de Kurt Cobain, Grohl resolveu gravar suas próprias músicas, que vinha compondo desde os anos 80. Para isso formou o Foo Fighters com os amigos Pat Smear (que havia tocado guitarra com o Nirvana), Nate Mendel (ex-baixista do Sunny Day Real Estate) e William Goldsmith (ex-baterista do Sunny Day Real Estate).

Em 1995 foi lançado o primeiro álbum da banda, intitulado apenas Foo Fighters. O disco logo emplacou dois hits, "This Is a Call" e "Big Me".

Mesmo mantendo a fórmula de guitarras distorcidas, melodias pop e uma certa dose de agressividade, Dave Grohl aos poucos deu ao Foo Fighters um seu estilo próprio, conseguindo escapar da associação com sua banda anterior.

Durante as gravações do segundo álbum, The Colour and the Shape, produzido por Gil Norton (já tinha trabalhado com os Pixies), o baterista William Goldsmith saiu da banda. Mais tarde, Taylor Hawkins entrou em seu lugar. The Colour and the Shape, lançado em 1997, trouxe os hits "Everlong" e "Monkey Wrench".

A troca de integrantes acabou sendo uma das marcas do Foo Fighters. Ainda, em 1997, Pat Smear deixou a banda. E, seu lugar entrou Franz Stahl, colega de Grohl no Scream. Stahl não ficou pouco tempo no Foo Fighters, saindo em 1999, antes da gravação do terceiro álbum, There Is Nothing Left to Lose.

Para a turnê de There Is Nothing Left to Lose, que teve como principal hit a música "Learn To Fly", Grohl convidou Chris Shiflett para preencher a vaga de guitarrista, deixada por Franz Stahl. Em 2002, além de tocar bateria no álbum Songs for the Deaf do Queens Of The Stone Age, Grohl lançou o quarto álbum da sua banda, intitulado One By One.

In Your Honor , o quinto álbum de estúdio do Foo Fighters, saiu em 2005. No ano seguinte, o grupo lançou Skin and Bones, um álbum ao vivo. Já em 2007 saiu mais um disco de estúdio, Echoes, Silence, Patience and Grace. Em 2009, Grohl apareceu no supergrupo Them Crooked Vultures, projeto que também tinha como integrantes Josh Homme (Queens of the Stone Age) e John Paul Jones (Led Zeppelin).

Com produção de Butch Vig, Foo Fighters lançou em 2011 o álbum Wasting Light. Lançado em 2014, Sonic Highways, oitavo disco do grupo, saiu com oito faixas gravadas em estúdios diferentes de oito cidades americanas: "Something from Nothing" (Chicago), "The Feast and the Famine" (Arlington), "Congregation" (Nashville), "What Did I Do? / God As My Witness" (Austin), "Outside" (Los Angeles), "In the Clear" (New Orleans), "Subterranean" (Seattle) e "I Am a River" (New York).

Concrete and Gold, o nono álbum do grupo, foi lançado em 2017. Planejado para sair em 2020, mas devido à pandemia COVID-19,  Medicine at Midnight foi lançado somente em fevereiro de 2021. Em 25 de março de 2022, Taylor Hawkins morreu aos 50 anos, antes de um show em Bogotá, Colômbia. O músico, encontrado morto em um quarto de hotel, não teve a causa da morte divulgada. Em 2023, o grupo lançou But Here We Are.

Músicas em Destaque
​Músicas em Playlists

Álbuns em Destaque

But Here We Are
2023
Medicine at Midnight
2021
Concrete and Gold
2017
Sonic Highways
2014
Wasting Light
2011
Álbum
In Your Honor
2005
Álbum
One by One
2002
Álbum
Foo Fighters
1995
Álbum