O Cachorro Grande foi uma das grandes revelações do rock gaúcho no começo dos anos 2000. Formado em 1999 por Beto Bruno (vocal), Jerônimo Lima, o "Bocudo", (baixo - vocais), Marcelo Gross (guitarras - vocais) e Gabriel Azambuja (bateria), o grupo lançou em 2001 o seu álbum de estréia, homônimo, um dos grandes discos do rock independente brasileiro daquela época. Nas influências, o hard rock dos anos 60/70. Nesse disco, o as músicas "Lunático", "Sexperienced" e "Debaixo do Chapéu" foram os destaques.
'As Próximas Horas Serão Muito Boas', o segundo álbum, foi lançado em 2004 encartado na revista OutraCoisa. Na sequência, em 2005, o Cachorro Grande lançou o disco 'Pista Livre', pela gravadora Deckdisc. Ainda, em 2005, o baixista Jerônimo Lima saiu da banda, sendo
substituído por Rodolfo Krieger.
Em 2007 foi lançado o álbum 'Todos os Tempos', com produção de Rafael Ramos, que já havia produzido o 'Pista Livre'.
'Cinema', o quinto álbum de estúdio, saiu em 2009. O disco 'Baixo Augusta' foi lançado em dezembro de 2011 no formato digital e em fevereiro de 2012 no formatos nos formatos CD e vinil.
Cachorro Grande retornou com um novo álbum em 2014, quando lançou 'Costa do Marfim'. O oitavo álbum de estúdio da banda, intitulado 'Electromod', foi lançado em 2016 pelo selo Coqueiro Verde Records.
- Origem: