Pular para o conteúdo principal

Dave Grohl e Krist Novoselic contaram em detalhes, à revista Rolling Stone, todo o processo que levou à reunião do Nirvana com Joan Jett, Kim Gordon, St Vincent e Lorde no Barclays Center de Broooklyn, em Nova Iorque, na cerimônia de entrada do Nirvana na galeria de estrelas do rock. 

O Nirvana alcançou a façanha logo no primeiro ano em que era possível - a regra é apenas entrarem artistas cujo primeiro disco tenha sido lançado há mais de 25 anos - e a primeira ideia, não concretizada, era convidar vocalistas masculinos.

Grohl conta que os convites foram, porém, recebidos com "muito nervosismo". E que a primeira pessoa a aceitar foi Joan Jett, por sugestão de Novoselic. A solução de convidar apenas mulheres - criando um conceito em torno dessa escolha - só nasceu depois da vocalista das Runaways ter dado o seu consentimento à reunião. A segunda cantora convidada teria sido PJ Harvey, que recusou. Seguiram-se Kim Gordon, St Vincent e Lorde, que atuaram por ordem de idade durante a cerimônia, que terminou com a intérprete de "Royals", 17 anos, fazendo as vezes de Kurt Cobain em "All Apologies".

Os ensaios decorreram em Nova Iorque durante dois dias: "não tocava aquelas músicas desde os 25 anos, e agora tenho 45", disse Grohl. Durante dez horas por dia, na presença de alguns roadies e amigos, o Nirvana aprimorou as quatro canções que levaram até à cerimônia e as outras que haviam de tocar num pequeno clube de Brooklyn já depois de terminada a premiação. Para trás ficou a ideia de um grande finale, em que todos os presentes, em jeito de all star band, tocariam "Highway To Hell", do AC/DC. Mas a demora nos discursos da E Street Band e a pouca vontade de Novoselic impediram que esse momento acontecesse.

O famoso abraço entre Grohl e Courtney Love foi antecedido, logo no início da cerimônia, nos bastidores, por um primeiro encontro em que ambos se abraçaram longamente e, de alguma forma, fizeram as pazes: "somos uma família", disse Grohl. Também partiu do baterista a ideia de fazer um concerto com todos os convidados, à exceção de Lorde que viajou de avião para Coachella, depois da cerimônia do Rock And Roll Hall of Fame. O momento, histórico, num clube com lotação para 200 pessoas completamente lotado, foi filmado profissionalmente por várias câmaras. Ainda não se sabe o que poderá suceder a essas gravação ou se este grupo, de que ainda fizeram parte J Mascis do Dinosaur Jr e John McCauley do Deer Tick, irá voltar a subir a um palco.

A cerimônia do Rock And Roll Hall of Fame, por seu lado, será transmitida no canal HBO a 31 de maio.

(RollingStone/Blitz)

Faixas Relacionadas

Postagens Relacionadas

Kim Gordon compartilha novo single, "ECRP"
Notícia
Kim Gordon compartilha novo single, "ECRP"
Morre Wayne Kramer, cofundador do MC5
Notícia
Morre Wayne Kramer, cofundador do MC5
Lorde retorna com novo single “Solar Power”
Notícia
Lorde retorna com novo single “Solar Power”
Mais uma raridade do Nirvana
Notícia
Mais uma raridade do Nirvana
J Mascis x Kim Gordon - "Slow Boy"
Tracks
J Mascis x Kim Gordon - "Slow Boy"
Courtney Love - "Miss Narcissist"
Tracks
Courtney Love - "Miss Narcissist"