The Black Keys foi formado em 2001 em Akron, Ohio. A banda americana foi comparada ao The White Stripes, tanto por ter a sua música baseada no blues, como ser formada por uma dupla — Dan Auerbach (vocalista/guitarrista) e Patrick Carney (baterista/produtor). Em 2002, a banda lançou o seu primeiro álbum. The Big Come Up traz uma cover "She Said, She Said", música dos Beatles.
Thickfreakness, o segundo álbum, lançado em 2003, teve como destaque os singles "Set You free", "Hard Row" e uma regravação de "Have Love Will Travel", música de 1959 do cantor e compositor americano Richard Berry. Na sequência vieram os álbuns Rubber Factory (2004), Magic Potion (2005), Attack & Release (2008) e Brothers (2010).
El Camino, o sétimo álbum de estúdio do The Black Keys, foi lançado em dezembro de 2011. Sustentado por dois poderosos singles - "Lonely Boy” e "Gold on the Ceiling", El Camino trouxe grande popularidade para a banda, além de ter levado o prêmio Grammy de melhor álbum de rock em fevereiro de 2013.
Em maio de 2014, a banda lançou um novo álbum, intitulado Turn Blue. Após esse disco, The Black Keys entrou em uma pausa na qual Auerbach e Carney se dedicaram a projetos paralelos, destacando a banda the Arcs formada por Auerbach. Nesse tempo, Auerbach também lançou um álbum solo. Em 2019, a banda retornou com Let's Rock. Delta Kream, um álbum de covers no qual o grupo homenageia artistas de Blues do Mississippi, como Junior Kimbrough, R. L. Burnside e John Lee Hooker, chegou em 2021. No ano seguinte foi lançado Dropout Boogie, décimo primeiro álbum de estúdio da dupla.
A banda lançou em 2024 Ohio Players, título que tem origem na banda funk Ohio Players, que ficou mais conhecida nos anos 1970 com os singles "Fire" e "Love Rollercoaster".
- Origem: