Sebadoh

Sebadoh

Biografia

Sebadoh é uma banda americana formada na segunda metade da década de 1980 em in Amherst, Massachusetts, por Lou Barlow e Eric Gaffney. A banda foi uma das pioneiras do estilo lo-fi, caracterizado pela baixa fidelidade nas gravações, que, em muitas vezes, utilizava gravadores de quatro canais. Entre os principais adeptos desse estilo, destacaram-se Pavement, Beat Happening e Guided by Voices.

Em 1987, Lou Barlow – naquela época baixista do Dinosaur Jr. - lançou no formato cassete uma coleção de músicas, intitulada 'Weed Forestin', gravadas em sua casa utilizando um gravador de quatro canais, sob o nome Sentridoh. Em 'Weed Forestin', Barlow tocou guitarra e baixo, e Eric Gaffney contribuiu com a percussão. No ano seguinte, a dupla lançou 'The Freed Man', também no formato cassete caseiro. 'The Freed Man' foi revisado e expandido, e lançado pela Homestead Records como o primeiro álbum do Sebadoh em 1989, ano que Lou Barlow foi expulso por J Mascis do Dinosaur Jr.. Ainda em 1989, o baterista Jason Loewenstein foi adicionado à banda.

A Homestead Records lançou em 1990 uma versão revisada e expandida de 'Weed Forestin''. No ano seguinte saiu 'The Freed Weed', uma compilação reunindo 'Weed Forestin' e a maioria das músicas de 'The Freed Man'.

A banda lançou novas músicas em 1991 no EP 'Gimme Indie Rock!'  e no álbum 'Sebadoh III'.

Em 1992, Sebadoh assinou com a Sub Pop, que lançou a compilação 'Smash Your Head on the Punk Rock', reunindo músicas dos EPs 'Rocking the Forest' e 'Sebadoh vs. Helmet', ambos lançado naquele mesmo ano pelo selo inglês Domino. 'Bubble and Scrape', o quarto álbum do grupo, saiu em 1993. Após esse disco, Eric Gaffney saiu da banda, sendo substituído pelo baterista Bob Fay.

Em 1994, a banda lançou 'Bakesale', um álbum que apontou uma nova direção da música do Sebadoh, se afastando do lo-fi e apresentando canções mais acessíveis, com uma produção refinada. 'Bakesale' foi bem recebido pela crítica e o mais bem sucedido trabalho da banda até aquele momento, tendo como destaque os singles "Rebound", "Skull" e "Magnet's Coil”. O seu sucessor – 'Harmacy' (1996) – também obteve uma boa aceitação no cenário independente.

Bob Fay foi substituído por Russ Pollard antes das gravações do álbum 'The Sebadoh' (1999). Após o lançamento desse disco, o grupo entrou num longo hiato. Um novo álbum da banda, 'Defend Yourself', saiu em setembro de 2013 pelo selo Joyful Noise Recordings.

Em 2019, Sebadoh lançou nono álbum, 'Act Surprised'.

Westfield - Estados Unidos

Álbuns Em Destaque

2019 | Álbum
2013 | Álbum
1999 |
1996 |
1994 | Álbum
1993 | Álbum
1991 |
1989 | Álbum

Sebadoh | video_library

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

Sebadoh - "I Will"

Quatorze anos depois, Sebadoh retorna com um novo álbum de estúdio. '...
Morrissey