Dinosaur Jr.

Dinosaur Jr.

Biografia

O Dinosaur Jr. foi uma das bandas representantes do hardcore alternativo que dominou a rock underground americano nos anos 80, e que ainda teve o privilégio de ter em sua formação duas figuras importantes do rock 80/90, J Mascis e Lou Barlow [Sebadoh, Folk Implosion]. Os dois formaram o Dinosaur Jr. na cidade de Amherst [Massachusetts], após tocarem em uma banda chamada Deep Wound.

No começo, o nome era apenas Dinosaur, depois adotaram o Jr., com a formação inicial: J Mascis [vocal, guitarra], Lou Barlow [baixo, vocal] e Patrick Murphy [bateria]. O primeiro disco da banda ['Dinosaur Jr.', de 1985] saiu pelo selo Homestead Records. Depois a banda assinou com a SST Records e o álbum 'You're Living All Over Me', que conta com a participação do Lee Ranaldo [Sonic Youth] no backing vocal da faixa "Little Fury Things".

Em 1988 foi lançado o álbum 'Bug', um dos melhores discos do rock alternativo americano, no qual J Mascis se destaca como um dos melhores guitarristas do cenário alternativo. As faixas "Freak Scene", "They Always Come", "Yeah We Know" e "Pond Song" são verdadeiras preciosidades sonoras. E, nesta mesma época, a amizade de J Mascis e Lou Barlow se desfez. Uma briga entre os dois terminou com a saída de Barlow, que formou o Sebadoh. Depois desse incidente, o Dinosaur Jr. passou a ser uma pessoa somente: J Mascis, que passou a tocar todos os instrumentos, em estúdio. Murphy apenas participou de algumas faixas dos próximos discos da banda e tocou em shows com outros músicos convidados. Como no ótimo 'Green Mind' [1991], lançado pelo selo Blanco Y Negro [Warner]. Foi no começo dos anos 90, que o Dinosaur Jr. teve mais destaque na mídia musical, devido a explosão do grunge, e a influência da banda sobre o movimento que revelou o Nirvana.

Em 1991, a gravadora SST lançou a coletânea 'Fossils', reunindo três singles da banda. Esse disco traz duas versões inusitadas: a primeira é "Show Me The Way", música do Peter Frampton, e a segunda é "Just Like Heaven", do The Cure.

Os discos que vieram depois não tinham mais o mesmo vigor criativo do começo do grupo, mas deixaram alguns hits, como "Goin Home" do álbum 'Where You Been' [1993] e "Feel The Pain" de 'Without A Sound' [1994]. J Mascis anunciou o fim do Dinosaur Jr. no final de 1997. Ele seguiu carreira solo acompanhado de uma nova banda, The Fog.

Em 2007, surpreendentemente, o Dinosaur Jr. reapareceu com sua formação original (Mascis, Barlow e Murph). No mesmo ano, a banda lançou o álbum "Beyond". Dois anos depois, o grupo lançou 'Farm'. Seu décimo álbum de estúdio, 'I Bet on Sky', foi lançado em 2012. Em 2016 saiu 'Give a Glimpse of What Yer Not'.

Álbuns Em Destaque

2012 | Álbum
2009 | Álbum
2007 |
1997 | Álbum
1994 | Álbum
1993 | Álbum
1991 | Álbum
1991 |
Bug
1988 |
1985 |

Dinosaur Jr. | video_library

Artistas Relacionados

Posts Relacionados

The Dead Weather