Dinosaur Jr.

Biografia

O Dinosaur Jr. foi uma das bandas surgidas dentro do hardcore alternativo que dominou a rock underground americano nos anos 1980  e que ainda teve o privilégio de ter em sua formação duas figuras importantes da cena alternativa que teve seu auge nos anos 1990 — J Mascis e Lou Barlow (Sebadoh, Folk Implosion). Os dois formaram o Dinosaur Jr. na cidade de Amherst, Massachusetts, em 1984 após tocarem em uma banda chamada Deep Wound.

No início, o nome era apenas Dinosaur, depois adotaram o Jr., com a formação inicial contando com J Mascis (vocal, guitarra), Lou Barlow (baixo, vocal) e Patrick Murphy (bateria). O primeiro disco da banda, simplesmente intitulado Dinosaur Jr., foi lançado em 1985 através do selo selo Homestead Records. Posteriormente, a banda assinou com a SST Records e lançou o álbum You're Living All Over Me, que conta com a participação do Lee Ranaldo do Sonic Youth no backing vocal da faixa "Little Fury Things".

Em 1988 foi lançado o álbum Bug, um dos melhores discos do rock alternativo americano, no qual J Mascis se destaca como um dos melhores guitarristas do cenário alternativo. As faixas "Freak Scene", "They Always Come", "Yeah We Know" e "Pond Song" são verdadeiras preciosidades sonoras. E, nesta mesma época, a amizade de J Mascis e Lou Barlow se desfez. Uma briga entre os dois terminou com a saída de Barlow, que formou o Sebadoh.

Depois desse incidente, o Dinosaur Jr. passou a ser centrado em J Mascis, que passou a tocar todos os instrumentos em estúdio. Murphy apenas participou de algumas faixas dos próximos discos da banda e tocou em shows com outros músicos convidados.

Em 1991, a banda lançou o ótimo Green Mind, lançado pelo selo Blanco Y Negro. Foi no início dos anos 1990 que o Dinosaur Jr. teve mais destaque na mídia musical, devido a explosão do grunge e a influência da banda sobre o movimento que revelou o Nirvana. Ainda em 1991, a gravadora SST lançou a coletânea Fossils, reunindo três singles da banda. Esse disco traz duas covers inusitadas — a primeira é "Show Me The Way", música do Peter Frampton, e a segunda é "Just Like Heaven", do The Cure.

Os discos que vieram depois não não empolgaram tanto com os anteriores, mas deixaram alguns hits, como "Goin Home" do álbum Where You Been (1993) e "Feel The Pain" de Without A Sound (1994). J Mascis anunciou o fim do Dinosaur Jr. no final de 1997. Ele seguiu carreira solo acompanhado de uma nova banda chamada The Fog.

Em 2007, surpreendentemente, o Dinosaur Jr. reapareceu com sua formação original (Mascis, Barlow e Murph). No mesmo ano, a banda lançou o álbum Beyond. Dois anos depois, o grupo lançou Farm. Seu décimo álbum de estúdio, I Bet on Sky, foi lançado em 2012. Em 2016 chegou Give a Glimpse of What Yer Not. Em 2019, a banda começou a trabalhar em um novo  álbum com a co-produção de Kurt Vile. Porém, devido a pandemia da COVID-19, os músicos se afastaram e J Mascis passou a trabalhar sozinho. Intitulado Sweep It Into Space, esse trabalho chegou em abril de 2021.

Estados Unidos

Álbuns Em Destaque

Sweep It Into Space

2021 | Álbum

I Bet on Sky

2012 | Álbum

Farm

2009 | Álbum

Beyond

2007 |

Hand It Over

1997 | Álbum

Without A Sound

1994 | Álbum

Where You Been

1993 | Álbum

Green Mind

1991 | Álbum

Fossils

1991 |

Bug

1988 |

Posts Relacionados