Duran Duran

Biografia

Um dos ícones do pop/rock dos anos 1980, o Duran Duran também foi um dos grupos mais bem-sucedidos desse período, surgido dentro do movimento new wave, mais precisamente no estilo new romantic.

Formado em 1978 na cidade inglesa de Birmingham por John Taylor (guitarra) e Nick Rhodes (teclados), o Duran Duran teve a sua formação expandida com a entrada de Simon Colley (baixo) e Stephen Duffy (vocais). Em suas primeiras apresentações, a banda contava com uma bateria eletrônica.

Porém, inicialmente, a formação da banda passou por diversas mudanças de integrantes. A sua formação clássica foi definida somente no início de 1980 com Nick Rhodes (teclados), John Taylor (trocou a guitarra pelo baixo), Andy Taylor (guitarra), Roger Taylor (bateria) e Simon Le Bon (vocal).

No fim do ano de 1980, o Duran Duran assinou com a gravadora EMI, e, no ano seguinte lançou o seu álbum de estréia, Duran Duran. Esse disco, que atingiu o terceiro lugar na parada britânica, teve a música "Girls on film" como principal single.

Em 1982, a banda lançou o álbum que o projetou a internacionalmente. Intitulado Rio, o disco trouxe alguns dos grandes hits da banda, como "Hungry like the Wolf", "Save a Prayer", "Rio" e "My Own Way". Já no ano seguinte saiu o terceiro álbum, Seven and the Ragged Tiger. Nesta época, o grupo iniciou uma longa turnê mundial, inclusive lançando um disco ao vivo, Arena (1984).

Os integrantes do Duran Duran se dedicaram a outros projetos paralelos em 1985. Neste mesmo ano, a banda foi uma das atrações do show beneficente Live Aid, último show da banda com sua formação clássica, já que logo em seguida o baterista Roger Taylor e o guitarrista Andy Taylor saíram do grupo.

Simon Le Bon, Nick Rhodes, John Taylor e músicos convidados continuaram com o Duran Duran. Em 1986, a banda lançou o álbum Notorious. O disco fez bastante sucesso no Brasil, tendo como destaque a música "A Matter Of Feeling". Em 1988, o grupo se apresentou pela primeira vez no Brasil, no festival Hollywood Rock. Nesse mesmo ano saiu o disco Big Thing, que teve Liberty (1990) como sucessor.

Em 1993, o Duran Duran lançou um segundo álbum auto-intitulado, que também ficou conhecido por The Wedding Album. "Ordinary World" e "Come Undone" foram os hits desse disco. Dois anos depois a banda lançou um álbum de covers. Intitulado Thank You, o disco traz regravações de "White Lines" (Grandmaster Flash), "Perfect Day" (Lou Reed), "Lay Lady Lay" (Bob Dylan),  "Thank You" (Led Zeppelin), entre outras.

No início de 1997, John Taylor deixou a banda. O Duran Duran continuou com somente dois membros originais - Le Bon e Rhodes. Ainda nesse mesmo ano, a banda lançou Medazzaland, disco que não foi lançado oficialmente no Reino Unido. Assim como o seu sucessor, Pop Trash (2000), o álbum não obteve sucesso.

Nos primeiros anos dos anos 2000, houve uma reaproximação dos membros originais, e a banda retornou com a sua formação original para alguns algumas apresentações e a gravação de um novo álbum, Astronaut, que saiu em 2004. O disco foi bem recebido, ficando nas primeiras posições das paradas nos EUA e Reino Unido.

Em 2006, Andy Taylor saiu pela segunda vez da banda. No ano seguinte, o Duran Duran lançou Red Carpet Massacre, disco que não obteve a mesma aceitação da crítica e do público como o anterior.

O Duran Duran retornou com um novo álbum em 2011. All You Need Is Now contou com Mark Ronson na produção. Ronson também coproduziu o disco seguinte, Paper Gods, lançado em setembro de 2015.

Álbuns Em Destaque

Paper Gods

2015 | Álbum

All You Need Is Now

2011 | Álbum

Red Carpet Massacre

2007 | Álbum

Astronaut

2004 | Álbum

Pop Trash

2000 |

Thank You

1995 | Álbum

Liberty

1990 | Álbum

Big Thing

1988 | Álbum

Notorious

1986 | Álbum

Rio

1982 | Álbum

Duran Duran

1981 | Álbum