The Undertones

Biografia

Associada a estilos como punk-pop, power pop e new wave, The Undertones foi uma das mais bem-sucedidas bandas da Irlanda do Norte, colocando singles como “Teenage Kicks”, “Here Comes the Summer”, “Jimmy Jimmy” e “My Perfect Cousin” nas paradas. Formada em 1974 na cidade de Derry por Michael Bradley (baixo, vocais), Billy Doherty (bateria), os irmãos John (guitarra, vocais) e Vincent O'Neill (guitarra, vocais) e Feargal Sharkey (vocais), o quinteto teve bandas como Beatles e Small Faces como influências.

Em 1976, Vincent deixou a banda, sendo substituído por Damian O'Neill, seu irmão mais novo. Nesse mesmo ano, a banda foi batizada como The Undertones. O nome foi tirado de um livro de história da escola do baterista Billy Doherty.

A banda passou seus primeiros anos tocando e ouvindo artistas de diversos estilos, como rock'n'roll, R&B, glam rock, soul e bandas de garagem. Com o aparecimento do punk, bandas como Sex Pistols, Buzzcocks e , principalmente, Ramones passaram a ter forte influência na composição de suas canções.

Em 1978, The Undertones viajou para Belfast para participar de um concuros de bandas do empresário Terri Hooley. Este ficou impressionado com a banda que a convidou para gravar um EP. Teenage Kicks foi lançado em setembro do mesmo ano. De início, a banda conquistou a atenção do lendário DJ John Peel da BBC Radio 1 e um contrato com a Sire Records.

The Undertones lançou quatro álbuns entre 1979 e 1983: The Undertones (1979), Hypnotised (1980), Positive Touch (1981) e The Sin of Pride (1983).

O fracasso de The Sin of Pride e desentendimentos entre alguns membros levaram o fim da banda ainda em 1983.

The Undertones retornou em 1999. Porém, sem Feargal Sharkey. Em seu lugar entrou o vocalista Paul McLoone. Nesse retorno, a banda lançou os álbuns Get What You Need (2003) e Dig Yourself Deep (2007).

Irlanda do Norte

Álbuns Em Destaque

Dig Yourself Deep

2007 | Álbum

Get What You Need

2003 | Álbum

The Sin of Pride

1983 | Álbum

Positive Touch

1981 | Álbum

Hypnotised

1980 | Álbum

The Undertones

1979 | Álbum

Teenage Kicks

1978 | EP

Posts Relacionados