Bright Eyes

Biografia

Bright Eyes é um projeto de indie rock formado e liderado pelo cantor/compositor americano Conor Oberst, também cofundador do selo Saddle Creek Records. Nascido em 15 de fevereiro de 1980, o músico de Omaha,  Nebraska, começou a chamar a atenção aos 14 anos quando liderava a banda Commander Venus.

Conor Oberst se juntou a diversas bandas, mas foi o Bright Eyes, com o seu estilo baseado no folk, no indie rock e na música eletrônica, que se tornou a sua principal. Letting Off the Happines, o primeiro álbum, lançado em 1998, traz colaborações de músicos das bandas Lullaby for the Working Class, Neutral Milk Hotel e of Montreal. No ano seguinte saiu o EP Every Day and Every Night.

Fevers and Mirrors, álbum de 2000, tem como destaque a inclusão de instrumentos como flauta, piano e acordeão na música do grupo.

Conor Oberst foi bastante festejado pela imprensa em 2002, quando o Bright Eyes lançou o album Lifted or the Story Is in the Soil, Keep Your Ear to the Ground. O disco foi bem recebido pelos jornais The New York Times e The Los Angeles Times e pelas revistas Time, Rolling Stone, Blender e Spin, e vendeu mais de 250.000 cópias.

Em 2005, a banda lançou dois discos de estilos diferentes: I'm Wide Awake, It's Morning e Digital Ash in a Digital Urn. O primeiro sob influência do folk e o segundo do pop eletrônico.

Depois do álbum Cassadaga, de 2007, o Bright Eyes retornou somente em 2011 com um novo trabalho de estúdio. The People's Key foi lançado em fevereiro daquele ano. Depois de uma longa pausa, chegou em 2020 o álbum Down in the Weeds, Where the World Once Was.