Ao lado de Soundgarden, Mudhoney, Pearl Jam e Nirvana, o Alice In Chains integrou o movimento mais fértil do rock americano dos anos 90, o grunge. Sua música mostrava influências básicas do glam rock, hard rock, heavy metal e do rock underground americano típico dos anos 80, marcada pelas letras depressivas e vocal intenso de Layne Staley.
A banda foi formada em 1987 em Seattle por Layne Staley [vocais], Jerry Cantrell [guitarra], Mike Starr [baixo] e Sean Kinney [bateria]. Starr deixou o grupo em 1993, sendo substituído por Mike Inez.
Em 1989, o Alice in Chains assinou contrato com Columbia Records e no ano seguinte lançou o seu primeiro EP, chamado 'We Die Young', e também o primeiro álbum, 'Facelift'. Este disco teve como destaque as faixa "We Die Young" e "Man in the Box".
'Dirt', disco de 1992, teve como hit a música "Would?", que fez parte da trilha sonora do filme 'Singles' ['Vida de Solteiro']. Em janeiro de 1993, a banda tocou no Brasil, durante o festival Hollywood Rock.
Os discos seguintes foram: o EP 'Jar of Flies' [1994], 'Alice in Chains' [1995] e o acústico 'Unplugged' [1996].
Após 'Unplugged', seus integrantes se envolveram em outros projetos e a banda ficou fora de atividade, voltando em 1998 para gravar duas novas músicas: "Died" e "Get Born Again", que foram incluídas no box set "Music Bank", lançado em 1999.
Em 19 de abril de 2002, Layne Staley foi encontrado morto em sua casa, em Seattle. Seu corpo já estava em processo de decomposição. De acordo com o laudo médico, o vocalista morreu de overdose de cocaína e heroína, no dia 5 do mesmo mês.
O Alice In Chains voltou a se reunir eventualmente para alguns shows em 2005 e, em 2009, a banda lançou o álbum 'Black Gives Way to Blue' com o vocalista William DuVall.
Em 2013, o grupo retornou com o disco 'The Devil Put Dinosaurs Here'. Um novo álbum, 'Rainier Fog', saiu em 2018.
- Origem: