Numa premiação em que os favoritos das casas de apostas eram Laura Mvula, Arctic Monkeys e David Bowie, o prêmio acabou nas mãos de James Blake, pelo seu segundo álbum, "Overgrown".
Entregue em Londres, o Mercury Prize distinguiu um álbum "inventivo, poético e incisivo", disse o júri, ao passo que, surpreendido pelo triunfo, James Blake disse estar "delirante e confuso".
Agradecendo aos pais por lhe terem ensinado "a importância de ser autônomo", o músico confessou ainda que este Mercury Prize - que corresponde a um prêmio de 20 mil libras (cerca de 23.500 euros) - é o primeiro troféu que ganha, "além de um que ganhei num torneio de tênis, quando tinha 12 anos".
Citado pela BBC, James Blake comentou ainda o fato de ter vencido artistas como David Bowie. "Não creio que o tenha vencido. Muitas pessoas fazem o seu melhor trabalho quando são jovens - e é sempre uma desilusão quando não continuam trabalhando e a inovando. Por isso, o David Bowie é uma inspiração para pessoas como eu. E não me parece que merecesse ganhar este prêmio mais do que qualquer outro dos indicados".
A cerimônia ficou ainda marcada pela estreia de um novo vídeo de David Bowie, para "Love is Lost", e para o engano da apresentadora Lauren Laverne, que trocou o nome de James Blake pelo do também cantor James Blunt.
Veja aqui a lista dos indicados aos Mercury Prize 2013.
David Bowie, The Next Day
Foals, Holy Fire
Laura Mvula, Sing to the Moon
Villagers, {Awayland}
Arctic Monkeys, AM
Jake Bugg, Jake Bugg
Disclosure, Settle
Laura Marling, Once I Was An Eagle
Jon Hopkins, Immunity
Savages, Silence Yourself
Rudimental, Home
James Blake, Overgrown - vencedor