O cantor e compositor americano Ben Harper nasceu no dia 28 de outubro de 1969, em Claremont, Califórnia. Ele cresceu ouvindo folk, blues, soul, reggae e R&B, tendo grupos como Blues Traveler, Hootie & the Blowfish e Phish como influências. A paixão pela música fez com que ele participasse de diversas bandas durante a sua adolescência.
Seu primeiro álbum solo, Welcome to the Cruel World, saiu em 1994. Na sequência, Ben Harper lançou Fight For Your Mind (1995), The Will To Live (1997) e o aclamado Burn To Shine (1999). A partir de The Will To Live, ele começou a trabalhar com a banda de apoio The Innocent Criminals.
Diamonds On the Inside, álbum de 2003, é praticamente um disco "solo" de Harper, ou seja, sem o The Innocent Criminals. Em 2004 chegou o álbum There Will be a light, trazendo a participação do grupo gospel Blind Boys of Alabama. Em Both Sides of the Gun, trabalho lançado em 2006, Harper tocou a maioria dos instrumentos. Porém, The Innocent Criminals colabora em algumas faixas.
Ben Harper retornou com um novo álbum com o The Innocent Criminals em 2007, quando lançou Lifeline. Dois anos depois, ele lançou White Lies for Dark Times, disco que trouxe a colaboração de um novo grupo, o Relentless7. Give Till It's Gone, décimo álbum de estúdio do americano, foi lançado em maio de 2011. O disco tem a colaboração do ex-Beatle Ringo Starr, que coescreveu e tocou bateria nas faixas "Spilling Faith" e "Get There from Here.
Em janeiro de 2013 saiu Get Up!, um álbum que Ben Harper gravou em parceria com o músico Charlie Musselwhite. No ano seguinte, mais uma parceria, desta vez com sua mãe, Ellen Harper. Ben & Ellen Harper lançaram Childhood Home em maio de 2014.
Ben Harper & The Innocent Criminals lançaram em 2016 o álbum Call It What It Is. Em 2018, o artista lançou No Mercy in This Land, um novo trabalho colaborativo com Charlie Musselwhite. Na sequência, Harper lançou Winter Is For Lovers (2020) e Bloodline Maintenance (2022).
- Origem: