Bright Eyes é um projeto de indie rock formado e liderado pelo cantor/compositor americano Conor Oberst, também cofundador do selo Saddle Creek Records. Nascido em 15 de fevereiro de 1980, o músico de Omaha, Nebraska, começou a chamar a atenção aos 14 anos quando liderava a banda Commander Venus.
Conor Oberst se juntou a diversas bandas, mas foi Bright Eyes, com o seu estilo baseado no folk, no indie rock e na música eletrônica, que se tornou a sua principal. Letting Off the Happines, o primeiro álbum, lançado em 1998, traz colaborações de músicos das bandas Lullaby for the Working Class, Neutral Milk Hotel e of Montreal. No ano seguinte saiu o EP Every Day and Every Night.
Fevers and Mirrors, álbum de 2000, tem como destaque a inclusão de instrumentos como flauta, piano e acordeão na música do grupo.
Conor Oberst foi bastante festejado pela imprensa em 2002, quando Bright Eyes lançou o album Lifted or the Story Is in the Soil, Keep Your Ear to the Ground. O disco foi bem recebido pelos jornais The New York Times e The Los Angeles Times e pelas revistas Time, Rolling Stone, Blender e Spin, e vendeu mais de 250.000 cópias.
Em 2005, a banda lançou dois discos de estilos diferentes: I'm Wide Awake, It's Morning e Digital Ash in a Digital Urn. O primeiro sob influência do folk e o segundo do pop eletrônico.
Depois do álbum Cassadaga, de 2007, Bright Eyes retornou somente em 2011 com um novo trabalho de estúdio. The People's Key foi lançado em fevereiro daquele ano. Depois de uma longa pausa, chegou em 2020 o álbum Down in the Weeds, Where the World Once Was. Com a participação de Cat Power na faixa "All Threes", Five Dice, All Threes foi entregue em 2024.
- Origem: