Formado em 1988 na cidade inglesa de Oxford por Andy Bell (vocais, guitarra), Stephan Queralt (baixo), Mark Gardener (vocais, guitarra) e Loz Colbert (bateria), o Ride foi uma das sensações do rock inglês no começo da década de 1990, em consequência, principalmente, dos excelentes dois primeiros álbuns — Nowhere (1990) e Going Blank Again (1992). Sob influência do My Bloody Valentine e outras bandas da era shoegaze, a banda aliou distorção e melodia em sua música, originando alguns hits marcantes daquela época, como "Vapour Trail", "Leave Them All Behind", "Twisterella", "Ox4" e "I Don't Know Where It Comes From".
Em 1994, o Ride lançou o seu terceiro álbum, Carnival of Light. Esse trabalho apresentou uma mudança na sonoridade da banda, sendo direcionada para o rock psicodélico mais convencional. Carnival of Light não foi bem recebido pela crítica e nem agradou aos fãs. Nessa época, conflitos entre Andy Bell e Mark Gardener foram crescendo. O quarto álbum do grupo, Tarantula, foi lançado em 1996. Porém, antes, em janeiro do mesmo ano, o grupo já tinha anunciado seu fim.
Após o fim, Andy Bell formou uma banda chamada Hurricane #1, mas o projeto foi dissolvido quando ele foi convidado para tocar baixo no Oasis. Ride voltou a se reunir em 2001 para uma única apresentação em um show de televisão.
No fim de 2014, a banda anunciou um novo retorno. No ano seguinte, o grupo excursionou tocando em festivais como Coachella Valley Music and Arts Festival (Estados Unidos) e Primavera Sound Festival (Espanha). Em novo álbum de estúdio, intitulado Weather Diaries, foi lançado em 2017, 21 anos depois de Tarantula. Dois anos depois, a banda lançou This Is Not a Safe Place. Continuando em atividade, o grupo retornou em 2024 com um novo trabalho de estúdio. Interplay foi recebido pela crítica, que apontaram a banda desapegando do shoegaze.
- Origem: