As comparações do Camera Obscura com o Belle and Sebastian não se resumem somente na delicadeza do indie pop praticado pela banda em seus álbuns Biggest Bluest Hi-Fi (2002) e Underachievers Please Try Harder (2003). Assim como a banda de Stuart Murdoch, o Camera Obscura foi formado na cidade de Glasgow, quando, em 1996, Traceyanne Campbell (vocais, guitarra) conheceu John Henderson (vocais, percussão) no colégio. Logo Gavin Dunbar (baixo) e David Skirving (guitarra) entraram para a banda, que começou a escrever suas primeiras canções.
Em 1998, a banda lançou o seu primeiro single, Park and Ride. Mais tarde, Lee Thompson (bateria) juntou-se ao grupo e David Skirving saiu, sendo substituído por Kenny McKeeve.
No álbum Underachievers Please Try Harder (2003), a banda tem, também, na sua formação Nigel Baillie (trompete) e Carey Lander (teclados). Em 2006, o Camera Obscura lançou o seu terceiro álbum de estúdio Let's Get Out of This Country. Na sequência chegou My Maudlin Career (2009). A banda retornou com um novo álbum de estúdio em 2013, quando lançou Desire Lines. Em outubro de 2015, a tecladista Carey Lander faleceu vítima de câncer.
Em 2024, onze anos depois de Desire Lines, a banda lançou seu sexto álbum, Look to the East, Look to the West. A capa desse trabalho traz uma foto de Fiona Morrison, que também estava na capa de Biggest Bluest Hi-Fi, álbum de estreia da banda.
- Origem: