Sob influências de bandas como Buzzcocks, Joy Division, Gang of Four e The Fall, o The Wedding Present foi formado em 1985 na cidade inglesa de Leeds. Tendo o cantor/compositor David Gedge como o único membro constante na trajetória do grupo, The Wedding Present, incialmente, contava também com o guitarrista Peter Solowka, o baixista Keith Gregory e o baterista Shaun Charman na sua formação. A banda era carinhosamnte era chamada pelos fãs de the Weddoes.
No começo da carreira, o grupo foi apadrinhado pelo influente DJ John Peel, para quem o The Wedding Present fez a sua primeira apresentação em rádio, em fevereiro de 1986. No ano seguinte saiu o primeiro álbum, 'George Best'. Em 1988 foi lançada a coletânea 'Tommy', reunindo os primeiros singles, covers e apresentações em rádio.
Na sequência, o Shaun Charman saiu da banda, sendo substituído por Simon Smith. Em 1989, o grupo lançou o disco 'Bizarro', que teve como destaque o single "Brassneck", produzido por Steve Albini. Este que também produziu o álbum seguinte, 'Seamonsters' (1991). Neste período, Solowka saiu do The Wedding Present, deixando a vaga para o guitarrista Paul Dorrington.
Após a saída de Keith Gregory, David Gedge ficou como o único membro original da banda. E, em 1994, com um novo baixista, Darren Belk, o grupo lançou o álbum 'Watusi'. Dois anos depois, em 1996, saiu o disco 'Saturnalia'.
Em 1997, Gedge deixou o The Wedding Present de lado e começou a trabalhar no projeto Cinerama, banda que também contava com a sua então namorada Sally Murrell.
Gedge retornou com o reformulado The Wedding Present em 2004, quando lançou o sexto disco de estúdio, 'Take Fountain'. Em 2008 saiu 'El Rey', o sétimo. E, em 2012, foi lançado 'Valentina'.
A banda retornou com um novo disco em 2016, quando lançou 'Going, Going...'.
- Origem: