Foi no dia 02 de agosto de 1962 que "Garota do Ipanema" foi tocada ao vivo pela primeira vez, por Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Milton Banana (baterista) e Otávio Bailly (baixista), num bar do Rio de Janeiro, no Brasil.
Inicialmente, a canção, com música de Tom Jobim e letra de Vinicius de Moraes, tinha o nome de "Menina que Passa". À época com 17 anos, a carioca Heloísa "Helô" Pinheiro, que passeava junto à praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, foi a inspiração de Jobim e Moraes.
Ainda em 1962, os autores da canção apresentaram-se na sala Carneggie Hall, em Nova Iorque, espetáculo que daria origem à gravação de "Garota de Ipanema" em inglês, com o saxofonista Stan Getz e a cantora brasileira Astrud Gilberto.
Em 1967, foi Frank Sinatra que ligou para Tom Jobim para convidá-lo a gravar "Garota de Ipanema", dando um novo contributo para a popularidade do tema, hoje conhecida em todo o mundo.
Citado pela Agência Efe, Carlos Alberto Afonso, professor de literatura e especialista em Bossa Nova, que houve "motivos políticos" para a adoção da bossa nova pelos Estados Unidos, uma vez que a Guerra Fria "fez com que os norte-americanos quisessem usar a música tropical brasileira para resistir à salsa cubana".
"A Bossa Nova busca o mesmo que a arte renascentista: a perfeição através da simplicidade", diz Carlos Alberto Afonso à Agência Efe.
Recentemente, "The Girl From Ipanema" surgiu no disco póstumo de Amy Winehouse. Mas a versão em inglês da canção já foi cantada por Madonna, Cher ou Ella Fitzgerald, entre muitos outros intérpretes de língua inglesa. (Blitz/Efe)