Pular para o conteúdo principal

Foi no dia 02 de agosto de 1962 que "Garota do Ipanema" foi tocada ao vivo pela primeira vez, por Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes, Milton Banana (baterista) e Otávio Bailly (baixista), num bar do Rio de Janeiro, no Brasil.

Inicialmente, a canção, com música de Tom Jobim e letra de Vinicius de Moraes, tinha o nome de "Menina que Passa". À época com 17 anos, a carioca Heloísa "Helô" Pinheiro, que passeava junto à praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, foi a inspiração de Jobim e Moraes. 

Ainda em 1962, os autores da canção apresentaram-se na sala Carneggie Hall, em Nova Iorque, espetáculo que daria origem à gravação de "Garota de Ipanema" em inglês, com o saxofonista Stan Getz e a cantora brasileira Astrud Gilberto. 

Em 1967, foi Frank Sinatra que ligou para Tom Jobim para convidá-lo a gravar "Garota de Ipanema", dando um novo contributo para a popularidade do tema, hoje conhecida em todo o mundo.

Citado pela Agência Efe, Carlos Alberto Afonso, professor de literatura e especialista em Bossa Nova, que houve "motivos políticos" para a adoção da bossa nova pelos Estados Unidos, uma vez que a Guerra Fria "fez com que os norte-americanos quisessem usar a música tropical brasileira para resistir à salsa cubana".

"A Bossa Nova busca o mesmo que a arte renascentista: a perfeição através da simplicidade", diz Carlos Alberto Afonso à Agência Efe. 

Recentemente, "The Girl From Ipanema" surgiu no disco póstumo de Amy Winehouse. Mas a versão em inglês da canção já foi cantada por Madonna, Cher ou Ella Fitzgerald, entre muitos outros intérpretes de língua inglesa. (Blitz/Efe)