Surgido no movimento shoegaze, The Telescopes foi formado em 1987 em Burton-on-Trent, Inglaterra, por Stephen Lawrie (vocais, guitarra), Joanna Doran (guitarra, vocais), David Fitzgerald (guitarra), Robert Brooks (baixo) e Dominic Dillon (bateria). Em 1988, o grupo lançou o primeiro single, "Forever Close Your Eyes", em um split no formato flexidisc com a banda Loop. Além de carregar influências do Jesus And Mary Chain e Spacemen 3, The Telescopes tinha o seu lado garageiro, de vocal extremamente furioso, lembrando Iggy Pop.
Depois de alguns singles, a banda lançou em 1989 seu primeiro álbum, Taste, pelo selo What Goes On. Em 1990, o grupo assinou com a Creation Records, pela qual lançou o segundo álbum, simplesmente intitulado The Telescopes, em 1992. Esse disco trouxe canções mais suaves e com um certo psicodelismo, um trabalho mais direcionado ao dream pop.
Porém, mesmo com um álbum bem elaborado, a banda se desfez, não oficialmente, após o segundo álbum. Stephen Lawrie e Jo Doran continuaram trabalhando juntos com a banda Unisex. E, em 2002, os dois retornaram com o The Telescopes, porém sem os demais integrantes originais. Com este retorno, saiu o álbum Third Wave.
Em 2003, o selo brasileiro Midsummer Madness lançou a compilação Premonitions 1989-91. Nos anos seguintes, Stephen Lawrie manteve o Telescopes em atividade e lançando outros álbuns, mais na linha experimental — #4 (2005) e Infinite Sun (2008).
Infinite Suns trata-se de uma colaboração entre Stephen Lawrie e Bridget Hayden (ex-integrante do grupo Vibracathedral Orchestra). Em 2013, Telescopes lançou Harm, um álbum composto de duas longas faixas. Em 2015 saiu Hidden Fields e, em 2017, a banda lançou As Light Return. Um novo trabalho, intitulado Exploding Head Syndrome, saiu em 2019. Em dezembro de 2020, o guitarrista original David Fitzgerald faleceu aos 54 anos vítima de câncer.
A banda retornou com um novo álbum de estúdio em 2021, quando lançou Songs of Love & Revolution. Em 2023, a banda lançou Experimental Health, um trabalho extremamente experimental, no qual foram usados instrumentos quebrados e sintetizadores baratos. Ainda naquele ano chegou Of Tomorrow. No ano seguinte, Telescopes lançou Growing Eyes Becoming String e Halo Moon.
- Origem:
- Log in or register to post comments