O Suede foi formado em 1989 em Londres e foi um dos grupos que iniciaram o movimento britpop no início dos anos 1990. Sua música influenciada pelo glam rock causou entusiasmo na imprensa britânica no começo daquela década. A banda foi apontada, já em 1992 — antes de sair o primeiro álbum — como a "A melhor nova banda no Reino Unido".
Sua formação inicial se estabeleceu com Brett Anderson (vocais), Bernard Butler (guitarra), Mat Osman (baixo) e Simon Gilbert (bateria). Nos seus primeiros anos, Justine Frischmann foi guitarrista do Suede, mas saiu da banda em 1992 para formar o Elastica.
Suede, o primeiro álbum do grupo, saiu em 1993 pela selo Nude Records. Além de ser bem sucedido comercialmente, o disco de estreia do grupo levou o Mercury Prize daquele ano.
Durante as gravações do disco seguinte, Dog Man Star — lançado em 1994 —, aconteceu o primeiro grande conflito na banda. Discussões entre Brett Anderson e Bernard Butler causaram a saída do guitarrista. Dog Man Star foi aclamado pela crítica, mas fracassou nas vendas, em parte, devido às duas bandas que começaram a dominar as atenções naquela época — Blur e Oasis.
Com a saída de Bernard Butler, o guitarrista Richard Oakes e o tecladista Neil Codling foram adicionados ao grupo. Na sequencia, Suede lançou dois álbuns que conseguiram grande sucesso comercial: Coming Up (1996) e Head Music (1999). Porém, o quinto álbum da banda, A New Morning — lançado em 2002 —, fracassou nas vendas e o grupo se separou no ano seguinte.
Suede retornou reformado em 2010 para uma série de shows. Em 2013, o grupo lançou seu sexto álbum de estúdio, intitulado Bloodsports. O sétimo, Night Thoughts, chegou em janeiro de 2016. Um novo álbum, The Blue Hour, foi lançado em 2018, seguido por Autofiction de 2022.
- Origem:
- Log in or register to post comments