Formada em 1987 em Leeds, Inglaterra, por Ian Masters (vocais, baixo), Graeme Naysmith (guitarra) e Chris Cooper (bateria), a banda Pale Saints lançou seu primeiro EP, Barging Into the Presence of God, em 1989 pela gravadora 4AD. No ano seguinte saiu o álbum de estreia, The Comforts of Madness, produzido por John Fryer (trabalhou com Cocteau Twins, Depeche Mode, Love e Rockets, entre outros) e Gil Norton (trabalhou com Pixies, Belly, Echo & the Bunnymen, entre outros).
O pop etéreo e ruidoso de sua música fez a banda ser associada à cena shoegaze, que teve como My Bloody Valentine como principal representante.
Em 1991, Meriel Barham (ex-integrante do Lush), que havia colaborado nos vocais e guitarras no EP Half-Life, juntou-se à banda, que lançou o EP Flesh Balloon. Uma das faixas desse EP é a cover de "Kinky Love", canção gravada por Nancy Sinatra em 1976. No ano seguinte saiu o segundo álbum, In Ribbons, um trabalho menos experimental que o elogiado The Comforts of Madness. Ainda naquele ano foi lançado o EP Throwing Back the Apple.
Em 1993, Ian Masters saiu do Pale Saints. Os demais integrantes resolveram continuar com a banda e chamaram Colleen Browne (Heart Throbs) para assumir o baixo. Com Browne, a banda lançou o EP Fine Friend' e último álbum de estúdio, Slow Buildings, ambos em 1994.
Slow Buildings foi recebido friamente por público e crítica. Meriel Barham saiu do grupo em setembro de 1995 e o grupo se desfez no ano seguinte.
Em abril de 2024, o guitarrista Graeme Naysmith morreu aos 57 anos.
- Origem:
- Log in or register to post comments