Nine Inch Nails

Biografia

O Nine Inch Nails foi formado em 1988 na cidade de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, pelo cantor/produtor/multi-instrumentista Trent Reznor, o único membro oficial da banda. Reznor sempre teve um forte controle sobre os trabalhos da banda, geralmente contanto com uma banda de apoio somente para os concertos.

Assim como o Ministry, o Nine Inch Nails se tornou um dos principais ícones do chamado rock industrial americano. Porém, se o Ministry teve a simpatia do público do heavy metal, a banda de Trent Reznor construiu a sua carreira dentro do cenário do rock alternativo, escrevendo músicas com estruturas melódicas mais próximas da forma tradicional de canções de rock.

Em 1988, o Nine Inch Nails fez a sua primeira turnê, abrindo shows do grupo canadense Skinny Puppy. No ano seguinte, a banda lançou o seu primeiro álbum, Pretty Hate Machine, que saiu pelo selo TVT Records. Em 1990, o NIN saiu em turnê, abrindo shows de Peter Murphy e The Jesus and Mary Chain. E, em 1991, a banda foi um dos desataques da primeira edição do festival Lollapalooza.

A banda lançou em 1992 o EP Broken, encerrando a sua passagem pela TVT Records. The Downward Spiral, o elogiado e bem-sucedido álbum de 1994, saiu pela Interscope Records. Em 1999, a banda lançou o álbum duplo, The Fragile, que estreou na primeira posição da Billboard, vendendo 228.000 cópias em uma semana. Porém, saiu rapidamente das paradas americanas.

Depois de The Fragile, o NIN retornou somente em 2005 com um novo álbum de estúdio, With Teeth. Na turnê desse disco, a banda passou pelo Brasil, apresentando-se no festival Claro Q É Rock. Em 2007, a banda lançou o álbum Year Zero. Antecedendo esse lançamento, o Nine Inch Nails fez uma campanha de marketing viral, na qual pen drives contendo faixas do álbum foram encontrados em banheiros de locais onde o grupo se apresentava. Esses pen drives também tinham um arquivo ruidoso de áudio que, quando executado através de um analisador de espectro, emitia uma onda de áudio no formato de um número de telefone. Quando discado, o número de telefone caia numa secretária eletrônica, com teorias da conspiração.

Em 2008, a banda lançou dois álbuns: Ghosts I-IV, um disco com 36 faixas instrumentais, e The Slip, que inicialmente saiu somente no formato digital. No dia 10 de setembro de 2009, a banda realizou em Los Angeles um show de despedida.

Em 2012, Reznor anunciou que estava trabalhando em novo material para um futuro álbum do Nine Inch Nails, que saiu em agosto de 2013, intitulado Hesitation Marks. Recebendo críticas positivas de críticos, Bad Witch, o nono álbum de estúdio da banda chegou em 2018. Com elementos de jazz, Bad Witch foi influenciado por Blackstar, o último álbum de estúdio de David Bowie. Em 2020, durante a pandemia de COVID-19, NIN lançou os álbuns, Ghosts V: Together e Ghosts VI: Locusts,  trabalhos que deram continuação ao álbum instrumental Ghosts I – IV de 2008.

Estados Unidos

Álbuns Em Destaque

Ghosts VI: Locusts

2020 | Álbum

Ghosts V: Together

2020 | Álbum

Bad Witch

2018 | Álbum

Hesitation Marks

2013 | Álbum

The Slip

2008 | Álbum

Ghosts I-IV

2008 | Álbum

Year Zero

2007 |

With Teeth

2005 | Álbum

The Fragile

1999 | Álbum

The Downward Spiral

1994 | Álbum

Broken

1992 | EP

Pretty Hate Machine

1989 | Álbum