A história do Massive Attack começou em 1987, quando Adrian "Mushroom" Vowles, Grant "Daddy G." Marshall e Robert "3-D" del Naja formaram o grupo em Bristol, Inglaterra. O primeiro single, Daydreaming, foi lançado em 1990. O surpreendente Blue Lines, álbum de estreia, chegou em 1991. Fundindo hip hop, soul e dance, o grupo figura como um dos precursores do trip-hop. Gênero que mais tarde se tornaria mais popular com o Tricky e Portishead.
O álbum Blue Lines traz a magnífica voz da cantora Shara Nelson, que canta em alguns faixas e, em especial, na maravilhosa "Unfinished Sympathy". Em 1994 saiu o segundo álbum. Protection tem como convidada especial nos vocais Tracey Thorn, do Everything But the Girl.
Para quem poderia achar que a inspiração máxima do grupo estava em Blue Lines, o terceiro álbum do Massive Attack foi lançado em 1998 e provou que o trio ainda poderia fazer belas canções eletrônicas. Mezzanine se destaca pela beleza sonora, ainda mais, quando se encontra a voz de Elizabeth Fraser do Cocteau Twins. Como na faixa "Teardrop".
No começo de 2003, o grupo retornou com o novo disco, 100th Window, que contou apenas com Del Naja (o 3-D) da sua formação original. 100th Window tem entre os colaboradores a cantora irlandesa Sinead O'Connor. O grupo retornou em 2010 com Heligoland.
- Origem:
- Log in or register to post comments