Pular para o conteúdo principal
Hallelujah Grace
Salvar na Playlist

Uma das canções mais regravadas e de forte presença em trilhas de filmes e séries, em festas ou até em cerimônias fúnebres, "Hallelujah" foi escrita pelo cantor canadense Leonard Cohen e lançada em seu álbum Various Positions de 1984.

A canção somente começou a ganhar popularidade a partir de 1991, quando o ex-The Velvet Underground John Cale a regravou para o álbum tributo I'm Your Fan: The Songs of Leonard Cohen, que também contava com nomes como R.E.M. ("First We Take Manhattan"), Pixies ("I Can't Forget"), Lloyd Cole ("Chelsea Hotel") e Nick Cave and the Bad Seeds ("Tower of Song"). Porém foi a versão gravada por Jeff Buckley no seu álbum Grace (1994), que "Hallelujah" conquistou uma dimensão maior no universo da música popular.

Grace não fez sucesso na época de seu lançamento. Mas, no decorrer dos anos, com uma crescente aclamação da crítica, o único álbum de estúdio do cantor americano falecido em 1997 passou a frequentar listas de melhores álbuns de todos os tempos, tendo "Hallelujah" como uma das faixas referenciais.

"Hallelujah" apareceu trilha do filme “Shrek” (2001) na voz do Jonh Cale e foi usada como tema de homenagem às vítimas do atentado de 11 de Setembro nos Estados Unidos na voz de Buckley, dois momentos que deram grande visibilidade á canção no início do século.

Na história de "Hallelujah" conta-se que Leonard Cohen levou dois anos para escrever a canção, o que gerou cerca de 80 rascunhos de versos. O próprio cantor costumva alterar versos em apresentações ao vivo. Os artistas que a regravaram também fizeram alterações que resultaram em diferentes interpretações para a canção. Com  várias referências bíblicas, "Hallelujah" em suas diferentes versões pode ser vista como um tema religioso, romântico ou uma canção com insinuações sexuais. Seus versos imprecisos a deixam entre o sagrado e o profano.

Faixas do álbum