Notabilizado na pungente cena do rock alternativa americano dos anos 1990 por causa do seu elogiado álbum Grace (1994), Jeff Buckley se distinguiu-se de seus conterrâneos por apresentar uma música cheia de delicadeza nos arranjos e nos vocais.
Jeffrey Scott Buckley nasceu em 17 de novembro de 1966 em Anaheim, California. Seus pais se separam no ano de seu nascimento. Criado pela mãe e o padrasto, Buckley conheceu seu pai biológico, o cantor Tim Buckley, quando tinha oito anos. Tim faleceu em 1975 vítima de overdose de heroína.
Apegado à música, ele se dedicou a estudar teoria musical, visando ser guitarrista. Não tinha a intenção de cantar para evitar comparações com o pai. Porém, em 1991, foi convidado para cantar em um show de tributo ao pai. Sua performance impressionou e ele se sentiu motivado a cantar.
Morando em Nova York, Buckley passou a se apresentar sozinho em bar chamado Sin-é, onde foi contactado por um executivo da Columbia Records. Com um contrato de três álbuns, o cantor lançou o primeiro álbum em 1994. Apesar de aclamado pela crítica, Grace não obteve sucesso comercial. Composto por sete canções do músico e três covers, o álbum recebeu elogios de nomes como Jimmy Page, Paul McCartney e Bono Vox.
As três covers incluídas em Grace são “Hallelujah” de Leonard Cohen, “Corpus Christi Carol” de Benjamin Britten e “Lilac wine” de James Alan Shelton, mais conhecida na voz de Nina Simone.
Buckley começou a trabalhar em novo material em 1996 com Tom Verlaine da banda Television. Porém o resultado não o agradou. Em busca de inspiração, o cantor foi para Memphis, no Tennessee, onde fazia apresentações ao vivo e trabalhava em novas canções.
Na noite de 29 de maio de 1997. O cantor sumiu nas águas de canal do Rio Mississippi, enquanto nadava e cantarolava "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin. Seu corpo foi encontrado seis dias depois preso em galhos no rio.
Morto aos 30 anos, Buckley deixou um único álbum de estúdio. Mas um trabalho que marca presença em diversas lista dos melhores de todos os tempos. Em 1998 foi lançada a compilação Sketches for My Sweetheart the Drunk, reunido faixas das gravações do não lançado segundo álbum.
- Origem:
- Log in or register to post comments