Happy Mondays

Biografia

Com a mistura de funk, psicodelismo, soul e house, Happy Mondays foi uma das bandas mais festejados do rock britânico da virada dos anos 1980 para os anos 1990 e também um dos principais expoentes da cena musical e cultural que ficou conhecida como Madchester, um trocadilho entre as palavras Mad (louco) e Manchester, a cidade inglesa onde nasceu o movimento, caracterizado pela fusão de rock independente com elementos de acid house e psicodelia, e alimentado pelo uso de MDMA, droga popularmente conhecida como com Ecstasy.

A formação da banda começou em 1980 na cidade de Salford com Shaun Ryder (vocais), seu irmão Paul Ryder (baixo), Mark Day (guitarra), Paul Davis (teclados), Gary Whelan (bateria) e Mark "Bez" Berry, conhecido como o dançarino da banda, mas que também atuava como percussionista.

A banda assinou com a Factory Records e em 1987 chegou seu primeiro álbum, Squirrel and G-Man Twenty Four Hour Party People Plastic Face Carnt Smile (White Out). Produzido por John Cale, o trabalho traz um groove com sonoridade cinzenta. É desse LP a música "24 Hour Party People", que deu título ao filme lançado em 2002 sobre a cena de Manchester entre 1976 a 1992, e principalmente sobre Factory Records.

Produzido por Martin Hannett, o segundo álbum, Bummed, foi lançado 1988. O auge da banda veio com o LP Pills 'n' Thrills and Bellyaches(1990). Coproduzido pelo DJ Paul Oakenfold, esse trabalho tem a house music como principal influência. "Step On", “Kinky Afro" e “Loose Fit” foram os singles tirados desse álbum.

Pills 'n' Thrills and Bellyaches e o LP homônimo do Stone Roses são as principais referências discográficas da cena Madchester.

Yes Please!, o quarto álbum da banda, foi gravado em Barbados e produzido por Chris Frantz e Tina Weymouth, ambos do Tom Tom Club e Talking Heads. O excesso de uso de drogas por integrantes durante as gravações e mudança de sonoridade contribuíram para o fracasso do álbum lançado em 1992, e consequentemente, a falência da Factory Records.

Em 1993, Happy Mondays se desfez e Shaun Ryder e Bez formara o grupo Black Grape. A banda retornou com um novo álbum em 2007, quando lançou Uncle Dysfunktional.

Inglaterra