Com sua música experimental e intimista, a americana Liz Harris da cidade de Portland, Oregon, apareceu em 2005 com o projeto solo Grouper, lançando em CD-R seu primeiro trabalho, autointitulado. Tendo os gêneros dark ambient, drone, dream pop, post-rock como referências, Grouper lançou desde aquela época uma série de trabalhos obscuros, mas que repercutiram na cena independente. Way Their Crept, seu primeiro álbum oficial, lançado ainda em 2005 pelo selo Free Porcupine, foi bem recebido pela crítica.
Dragging a Dead Deer Up a Hill, seu álbum de 2008, entrou em diversas listas de melhores do ano, entre as quais, de publicações como Pitchfork, Stereogum e Drowned in Sound.
A musicista Liz Harris ganhou mais notoriedade com o Grouper em 2013, quando lançou o álbum The Man Who Died In His Boat. No ano seguinte, no mês de outubro, saiu Ruins.
Em 2015, ela apareceu em um trio chamado Helen, que lançou o álbum The Original Faces. Grouper retornou em 2018 com Grid of Points. Um novo álbum, Shade, foi lançado em 2021.
- Origem: