Skip to main content

Depois do lançamento de seu último trabalho, "Infinite Arms" (2010), o Band of Horses saiu em uma turnê que passou por diversos países. Em sua passagem pela Espanha, o tecladista Ryan Monroe concedeu esta entrevista ao site espanhol Muzikalia, onde fala sobre as gravações de "Infinite Arms", a saída da Sub Pop, festivais e muitos mais. Confira:

Quando apareceu "Everything All The Time", em 2006, me lembro de ter lido um frase sua em algum site onde dizia "escrever pode ser doloroso". Escrever "Cease To Begin" (2007) depois da saída de Matt Brooke, não deve ter sido simples. Mas como foi em "Infinite Arms"? Acredito que algumas faixas você escreveu em um lago em Minessota, que certamente é um cenário idílico.
Ryan: Na verdade escrever este álbum não foi nada doloroso, justamente o oposto. Cada um de nós estava escrevendo canções enquanto estava em turnê com o segundo disco, com muita liberdade. Além disso, não estávamos em qualquer gravadora, de modo que tivemos um longo tempo. Foi muito informal, cada um escrevendo do seu modo... Então, desta vez, quando finalmente nos unimos para gravar, nós tinhamos um monte de músicas ... cerca de 35! Mas, claro, você pode escrever uma canção sozinho, mas então você nunca sabe como ela funcionará com a banda inteira. Assim as testamos uma por uma, e as canções que, eventualmente, farão parte do disco são aquelas que funcionam melhor com toda a banda. Então, não, não foi doloroso.
 

 
Este álbum é inspirado nos Estados Unidos? 
Ryan:[Ele pensa um pouco] eu acho que sim. Ao compor, estávamos em turnê por muitos lugares. Também na Europa, longe de casa. Então eu acho que em nosso subconsciente, sim, é inevitável que as músicas tenham relação com o nosso país. 
 
Apesar dos progressos de Ludwig Boss, "Infinite Arms" é um disco mais Band of Horses, soando mais compacto, talvez o que você me disse sobre a banda ter participado da criação do disco desde o início, fornecendo idéias e temas . Você acha que esta forma de trabalhar tem sido positiva? 
Ryan:Sim, eu acho que tem sido muito positiva. Embora esse som mais compacto que você citou, também possa ser porque, como nós tínhamos tantas músicas, pudemos escolher as que realmente soaram melhor juntas. Então ... isso soa mais coeso, mais compacto, sim, essa é a palavra. 
 
O álbum combina dois tipos de músicas: as da primeira metade (como "Factory", "Laredo" ...) e "NW Apt" são mais otimistas, poderosas e elétricas. Enquanto a segunda parte do álbum é mais introspectiva, mais lenta, mais solitária (como "Blue Beard" e "On my way back"). É apenas uma opinião pessoal ou é algo que buscaram para trabalhar as músicas? 
Ryan: Não procuramos conscientemente separar o disco em duas partes tão diferentes ... bem, certamente não conscientemente ... Simplesmente falamos com algumas pessoas, muito experientes, que nos deram dicas sobre como escolher a ordem final das músicas. Depois de um tempo que ouvimos as músicas tantas vezes, é fácil perder a perspectiva. Por isso, algumas pessoas de nossa gravadora nos deram bons conselhos que acabaram nos influenciando. Claro, a decisão final era nossa, mas nós gostamos do que nos foi dito na hora de ordenar as músicas. E nós realmente gostamos de como ele ficou.
 

 
"Infinite Arms" foi gravado sem ajuda de nenhuma gravadora, auto-produzido e editado pelo seu próprio selo Brown Records (e na Fat Possum). Como foi a experiência de trabalhar fora de uma gravadora? 
Ryan: Foi libertador! Nós não tínhamos ninguém controlando o nosso trabalho. Nós fizemos o que queríamos, experimentamos o que quisemos ... foi divertido. Havia uma atmosfera festiva, porque tivemos um produtor que nos dizia "Venham rapazes, vamos trabalhar." Tentamos de tudo, qualquer idéia maluca que qualquer um de nós tivesse. É claro que há perigo de perder um pouco a idéia final do disco. Na verdade, acho que ainda poderíamos estar gravando devido a quantidade de músicas que tínhamos e das voltas que demos! [Risos] Nós poderíamos gravar uma outra versão do álbum com 12 músicas diferentes. Então, era hora de dizer: "OK, é isso, é assim que nós gostamos" e manter a versão que finalmente apareceu. 
 
Foi traumático abandonar a Sub Pop? 
Ryan: Não, não. Nosso contrato com eles era por dois discos, e uma vez que o contrato terminou queríamos tentar por conta própria, ter um espectro mais amplo de possibilidades. Parecia o caminho natural a seguir. É isso aí. Não houve problemas ou ressentimentos. 
 
Nos últimos meses, na Espanha estamos tendo um acalorado debate sobre uma lei para controlar os downloads ilegais de conteúdos protegidos por direitos autorais. Você acha que sem a ajuda dessas downloads, uma banda de rock alternativo norte-americana como você poderia ter esgotados os shows de Madrid e Barcelona e que também está acontecendo em muitas das datas de sua turnê pela Europa e outras partes do mundo? 
Ryan: Hmm, é uma boa pergunta ... Eu acho que, independentemente de download ilegal de música ser bom ou ruim, a verdade é que ajuda muitas pessoas a conhecer novas músicas. Às vezes penso que não é tudo questão de dinheiro. Eu acho que é bom para as pessoas, mas se você não vai comprar meu álbum se você tiver que pagar por isso, têm pelo menos a opção de ouvir. E se você gosta das músicas, talvez acabe indo aos shows e se tornando um fã da banda ... e acabe comprando os álbuns! 
 

 
Olhando para o seu Twitter, vemos que nas últimas semanas, acrescentaram mais datas para sua turnê, o que levou você a visitar os Estados Unidos, Austrália, Japão, Europa e mais tarde o levará de volta para os Estados Unidos. Como está a turnê? Você gosta de viajar? 
Ryan: Eu amo estar em turnê! É claro que eu gostaria de ir para casa e descansar um pouco, mas depois de alguns dias e eu tenho vontade para pegar a estrada novamente para tocar. Eu amo isso! Tenho de lhe dizer que Bill [Reynolds] e eu estamos solteiros, por isso, quando chegamos em casa não temos responsabilidades familiares ... por isso não temos muitos obstáculos para sair em turnê. Mas, se você perguntar aos outros eles dirão que gostam das turnês, mas também gostam de estar em casa com suas famílias. 
 
No ano passado vocês saíram em turnê com o Pearl Jam, e abriram para o Kings of Leon. Você se sente confortável em excursionar com grandes bandas? Você acha que é importante entrar em contato com um público mais amplo? 
Ryan: Bem, alguns desses grupos com os quais excursionamos temos seguido como fãs desde quando eram menores e acompanhamos seu crescimento! Então, nós amamos tocar com eles. E, claro, para nós é uma oportunidade de tocar para muitas pessoas que talvez de uma forma ou outra nunca iriam nos ouvir.  
 
É engraçado que vocês gravaram seu álbum de uma forma muito modesta e caseira, e depois ao sair em turnê seus números em termos de concertos e público estão se tornando cada vez maiores. 
Ryan: É estranho. É muito estranho. Embora seja realmente um mundo diferente gravar um álbum e fazer shows ao vivo. Mas a verdade é que é um pouco chocante. Quando você faz um disco, espera que a maior quantidade possível de pessoas gostem. E chegar ao ponto de ser capaz de viajar pelo mundo para tocar as músicas desse álbum na frente de muitas pessoas é o que eu gosto, é muito bom. 
 
Algumas semanas atrás, vocês lançaram um single em conjunto com Cee-Lo Green,  versionando sua música "Georgia". Como surgiu a oportunidade de fazer uma colaboração com um artista tão diferente do seu estilo? 
Ryan: Cee-Lo fez uma versão da nossa música "No One é Gonna Love You" em seu disco. Cee-Lo é um grande fã do Georgia Bulldogs, uma equipe de futebol que Ben também é um fã. Ao saber que ambos seguiam a mesma equipe, queria devolver o favor para Cee-Lo fazendo uma versão de sua música. Como vivemos próximos, surgiu a idéia de compartilhar um single. Então nós dissemos "sim, inferno, vamos fazê-lo." A verdade é que musicalmente não temos muito a ver, mas é divertido quando você faz coisas assim, que saem um pouco fora de seu estilo natural. Seria bom repeti-lo ... com Cee-Lo ou outros artistas.
 
Vocês tocaram no último mês no Dcode Festival, em Madri, e no festival Azkena. Este último claramente orientado para os fãs de rock americano e onde vocês dividiram o palco com Gregg Allman, Ozzy, Bright Eyes, entre outros. Você se sente mais confortável em um festival desse tipo ou prefere uma audiência indie mais heterogênea e generalista?
Ryan: Na verdade estou agradecido por cada oportunidade que nos dão de tocar, não sei se sou capaz de abrir mão de uma das opções. Os festivais de verão são legais: faz calor e você se sente bem. No entanto, tanto um show em um festival como um concerto em uma sala pode ir bem ou mal. Gosto dos dois, acredito que seja impossível escolher somente um. Eu gosto da idéia de poder misturar os espaços e tocar em locais diferentes. Cada tipo de show tem um encanto. E eu gosto disso.
 
E nos festivais o que me atrai é a idéia de ter que ganhar a platéia, que muitas vezes não conhece nossas canções. Gostando mais do rock ou não, você tem que trabalhar rápido, tem que conseguir entretê-los rapidamente, porque se não gostam do que oferece, vão ver outra coisa. Você tem somente uma oportunidade e tem que evitar "eu vi o Band of Horses uma vez e achei uma merda" [risos]. O público que nos assiste em lugares menores provavelmente conhecem nossos discos. Isso nos dá vantagens, mas também são mais exigentes. Não sei...cada coisa tem seu valor.
 

 
Eu gostei muito do vídeo de "Dilly", dirigido por Philip Andelman. É muito surrealista. De onde surgiu a idéia?
Ryan: Infelizmente não temos muita relação com a idéia do vídeo. Digo infelizmente porque gostaríamos de participar mais ativamente. Um amigo veio com a idéia, nos gostamos e dissemos "vá em frente"!. E visto o resultado, acredito que ficou dez vezes melhor do que eu imaginei. É tão freak e diferente...Impossível decifrar o que a música tem a ver com o que se passa no vídeo!!![gargalhadas].
 
Vocês se preocupam muito com a parte visual de seu trabalho, como as capas, vídeos, projeções ao vivo. É muito importante para vocês? Vocês mesmos supervisionam?
Ryan: Sim, é muito importante, ainda que nós não possamos fazer diretamente, nós gostamos de decidir sobre a parte visual. Os vídeos deixamos nas mãos de outros que confiamos plenamente. Deixamos fazer o que quiserem.
 
Mas quando nos referimos as capas e as imagens da turnê, devemos ao nosso amigo Chris Wilson. Ele viaja conosco e fica encarregado das projeções que são exibidas enquanto tocamos. Também se encarrega da ilustração dos discos, de levar nossa arte para a web...é um diretor estético do Band Of Horses [risos]. É como o sexto membro da banda. Faz tudo, menos os vídeos.
 
Como foi a turnê pela Espanha? Onde tocou em Madri e Barcelona?
Ryan: Bom, foi maravilhoso, o público se entregou completamente. Em Madri tocamos em um clube pequeno que nos lembrou quando éramos mais jovens e tocávamos nesse tipo de sala, com as pessoas próximas e onde você sente toda energia. A sala de Barcelona era linda! Eu me lembro quando era criança, em 1992, quando ocorreram os Jogos Olímpicos de Barcelona e o Dream Team veio aqui para jogar. Eu me lembro de ter ouvido sobre a Espanha e Barcelona e procurar no mapa. E agora eu tive a oportunidade de vir aqui e tocar na frente de um monte de pessoas que gostam de nossa música ... é uma loucura.
 
Entrevista original por Iñaki Espejo e Raquel García (Muzikalia)
Tradução: Adriano Moralis

Related Posts