Formado em Boston (1986), o Galaxie 500 foi uma banda seminal, influenciada diretamente pelo Velvet Underground, a banda que era formada por Dean Wareham (vocais), Naomi Yang (baixo) e Damon Krukowsky (bateria), fez história com álbuns clássicos como o debut "Today", "On Fire" e o último trabalho "This Is Your Music", após esse lançamento a banda chegaria ao fim repentino, de seus integrantes, Dean formaria o Luna e Damon e Naomi formariam o Pierre Etoile, mas logo assinariam seus novos trabalhos como Damon & Naomi.
Com Damon nos vocais, percussão e guitarra e Naomi no baixo e vocal, lançam o primeiro trabalho chamado "More Sad Hits" (1992), que inaugura uma nova fase, mais intimista e poética, contam com a ajuda de Kramer, lendário produtor do Noise New Jersey Studio, com quem já haviam trabalhado. Após esse primeiro trabalho, a dupla lança "Wondrous World of Damon & Naomi" (1995), "Playback Singers" (1998) e "Damon & Naomi with Ghost" (2000), onde trabalham com a cult band japonesa Ghost. Ainda em 2002 lançam o registro ao vivo "Song to the Siren: Live in San Sebastian". Para aqueles que já conhecem a banda, fica a saudade dos shows com a excelente participação de Kurihara, guitarrista da banda japonesa Ghost, com quem eles excursionaram no Brasil em 2002. Para aqueles que ainda não conhecem o trabalho dessa dupla nova-iorquina, fica aqui a dica para escutá-los.
As vésperas de lançar um novo trabalho, nessa entrevista feita por e-mail, Damon comenta o novo trabalho, as participações, falam sobre seu projeto Musicians for Peace e relembra sua passagem por terras brasileiras.
Muzplay: Vocês fazem parte do Musicians for Peace, onde junto com Thurston Moore (Sonic Youth) e outros artistas, vocês dizem não à guerra ou outro tipo de violência como forma de controlar o terrorismo. Como vocês analisam a situação atual nos Estados Unidos e quais os resultados obtidos com o Musicians for Peace?
Damon: Artistas e músicos não podem fazer nada a não ser falar a verdade, nós não temos nenhum outro tipo de poder. Mas em face das mentiras, como aquelas ditas pelo governo Americano, a verdade é uma arma muito efetiva! A guerra não é a resposta esse é o simples pensamento que nós estamos tentando expressar com "Musicians for Peace". Mas Marvin Gaye já o disse.
Muzplay: A poesia sempre fez parte da vida de vocês, hoje em dia vocês encontram bandas similares, que consigam unir música e poesia de forma tão perfeita? Também gostaria que Damon falasse um pouco sobre seu futuro lançamento, o livro "The memory theater burned".
Damon: É muita bondade de sua parte em dizer que nós unimos música e poesia. Nós nos esforçamos com nossas letras. Mas alguns compositores que nos inspiram são: Bob Dylan, Tom Rapp, Sandy Denny, e nosso amigo na banda Japonesa "Ghost", Masaki Batoh... E mesmo que muitas vezes nós não nos entendamos muito bem, nós amamos as músicas de Caetano Veloso. Meu livro é de poemas em prosa, parágrafos inéditos que eu escrevo ás vezes. Será publicado em outubro. Ás vezes é um livro muito triste, mas eu espero que seja muito engraçado também. Ele faz a Naomi rir, o que me dá muito prazer.
Muzplay: Como vocês analisam suas influências musicais e como vocês captam influências de países como o Japão e o Brasil? Até onde as passagens por países tão diferentes influenciam um trabalho musical, vocês costumam pesquisar a música regional durante suas turnês?
Damon: Nós amamos viajar, então fazer turnês em lugares maravilhosos como o Brasil e o Japão é uma recompensa para nós músicos. Mas também, em casa, nós ouvimos música de todos os lugares, eu acho que mesmo que você não consiga entender a língua, você sempre consegue entender os sentimentos expressos na música. Recentemente, nós temos ouvido bastante música africana, especialmente de Angola, você já ouviu Bonga? Uma voz tão bonita e poderosa.
Muzplay: Gostaria que vocês falassem sobre o novo trabalho, novamente vocês contam com a participação de Kurihara nas guitarras e de outros músicos como Greg Kelley (trompete) e Bhob Rainey (saxofone). O que podemos esperar desses encontros?
Damon: O próximo CD será chamado "The Earth is Blue". Na verdade você é o primeiro a saber disso, mas a música título é um tributo ao Caetano, no álbum, primeiro tocamos um cover de "Araçá Azul" e depois nós tocamos nossa resposta que é nossa própria música chamada "The Earth is Blue". Nós estamos quase acabando de gravar o álbum, mas nós ainda estamos trabalhando nele. Kurihara toca em todas as faixas. Nós convidamos dois músicos Greg Kelley e Bhob Rainey, para adicionar alguns arranjos em algumas músicas do álbum. Há também bateria em todas as faixas. Você pode esperar um álbum maior que os que já fizemos, é nosso primeiro álbum de 24 faixas (nós somos bastante antiquados!)
Muzplay: Muitos fãs brasileiros lembram com orgulho dos shows que vocês realizaram aqui no país, o que vocês se lembram e o que mais gostaram da tour brasileira? Alguma chance de vê-los novamente?
Damon: Nós temos tantas boas recordações de nossa visita ao Brasil: a praia e as montanhas do Rio. O centro de São Paulo, tão excitante, mas Nova Iorque que Nova Iorque. Nosso amigo Jefferson da Motor Music, que nos levou a todos os lugares. Cachaça e coração de galinha. Maracujá, goiaba e mamão. E os discos que eu comprei: João Gilberto, Caetano, Joyce.
Muzplay: Para finalizar, gostaria que deixasse uma mensagem para os fãs brasileiros!
Damon: Nós somos primos Americanos. Nossos dois países são tão diferentes, são como espelhos um do outro. Vamos aproximá-los. Paz!
Website: www.damonandnaomi.com
Por: Adriano Moralis
Fotos: Adriano Moralis (São Paulo, 27 e 28/08/2002)
Tradução: Tate Martin