Skip to main content

Lily Allen escreveu um extenso texto no seu blog do MySpace na segunda-feira passada sobre os malefícios dos downloads ilegais, recebendo apoio do cantor Patrick Wolf e, posteriormente, uma resposta de Matthew Bellamy (foto), vocalista do Muse, que não demorou para responder via e-mail com sua sua opinião sobre o assunto:

 

"Lily. A minha opinião atual é que a troca de arquivos se tornou normal. Isto não pode ser modificado sem um ataque às liberdades civis instituídas, o que nunca correrá bem. O problema é que os ISPs [Internet Service Providers] têm imenso lucro (que provém de milhões de assinaturas de banda larga) e não estão sendo taxados corretamente os direitos autoraise isso é uma questão de legislação. As estações de rádio e TV etc, têm de pagar aos donos dos direitos autorais uma taxa por usar material que não lhes pertence. Os ISPs deveriam pagar da mesma forma, com uma entidade como a PRS a monitorizar e calcular com base em dados codificados (cujos downloads são feitos gratuitamente)".
  
"A utilização também deveria ter um valor. Alguém que só vê o e-mail usa pouco da banda larga, mas alguém que faz downloads de 1 GB por dia usa muito mais, mas neste momento pagam o mesmo (...) O resultado final deveria ser uma utilização monitorizada e taxada dos ISP, baseada na utilização, o que asseguraria a liberdade do consumidor e os direitos dos artistas - os perdedores seriam os ISP, que provavelmente teriam de aumentar os custos das assinaturas para compensar, mas o internauta teria a liberdade de escolher entre ver alguns e-mails (que custaria bem menos que as assinaturas mensais atuais) e fazer o download de músicas e filmes (que provavelmente custaria um pouco mais que as assinaturas atuais, mas não muito mais) ".
  
O músico termina com uma proposta: "Devíamos marcar uma reunião com Lord Mandelson [Secretário de Estado dos Negócios britânico], já que ele está tratando sobre estes assuntos neste momento. Tenho certeza que ele se juntaria a nós para um pequeno-almoço". (Blitz)

Related Tracks