O Weezer foi formado em 1992 na cidade de americana de Los Angeles por Rivers Cuomo (vocal, guitarra), Jason Cropper (guitarra), Matt Sharp (baixo) e Patrick Wilson (bateria). Jason saiu da banda durante as gravações do primeiro disco, dando o lugar para Brian Bell. Cuomo viveu na área rural do estado de Connecticut antes de ir para Los Angeles e formar a banda.
Compondo músicas e tocando em pequenos clubes, o Weezer não demorou em assinar contrato com a gravadora Geffen e lançar o primeiro álbum, Weezer (Blue Album), em 1994, que foi produzido por Ric Ocasek, da banda The Cars. Esse primeiro álbum ganhou a atenção do público e crítica. São desse trabalho os hits "Undone (The Sweater Song)", "Say it ain't so" e "Buddy Holly" (música que ganhou uma versão em português da banda brasileira Bidê ou Balde).
O segundo álbum da banda, Pinkerton (1996), tornou-se cult no cenário indie rock americano, com canções bem definidas e vigorosas, como "Butterfly", "El Scorcho" e "Good Life, The". Porém, a própria banda não gostou desse disco e as vendas foram inferiores em relação ao primeiro álbum. Em 1998, o baixista Matt Sharp saiu do Weezer para se dedicar à banda The Rentals. Em seu lugar entrou Mikey Welsh, que tocava na banda de Juliana Hatfield.
Em 2001, Weezer lançou Weezer (Green Album), o seu terceiro álbum de estúdio. Na sequência, em 2002, saiu o disco Maladroit. O quinto álbum, intitulado Make Believe, foi lançado em 2005. Nesse mesmo ano, Weezer se apresentou no Brasil, na cidade de Curitiba. Na sequência, o grupo lançou Weezer (Red Album) (2008), Raditude (2009) e Hurley (2010). Em 2014, a banda lançou Everything Will Be Alright in the End, um álbum produzido por Ric Ocasek (The Cars). Na sequência saiu Weezer (The White Album).
Weezer lançou em 2017 Pacific Daydream, seu décimo álbum de estúdio. Em janeiro de 2019, a banda lançou Weezer [Teal Album], disco composto por covers. Neste trabalho, a banda regravou hits como "Africa" (Toto), "Everybody Wants to Rule the World" (Tears for Fears), "Sweet Dreams (Are Made of This)" (Eurythmics), "Take On Me" (A-ha), "Billie Jean" (Michael Jackson), entre outros. Em março do mesmo ano, o grupo lançou Weezer [Black Album], um novo álbum de estúdio.
Weezer lançou em janeiro de 2021 Ok Human, um álbum gravado com a colaboração de uma orquestra de 38 pessoas. Poucos meses depois, em maio, chegou Van Weezer, trabalho inspirado no hard rock.
- Origem: