Formada em 1994 na cidade de Olympia, Washington, sob influência do riot grrrl, movimento adepto do rock visceral e apoiado em ideais feministas e que teve como um dos principais ícones o grupo Bikini Kill, Sleater-Kinney teve, inicialmente, em sua formação Carrie Brownstein (vocais, guitarra), Corin Tucker (guitarra, vocais) e Lora McFarlane (bateria). McFarlane deixou a banda em 1996, após o lançamento do segundo álbum, Call the Doctor, pela Chainsaw Records, a mesma gravadora que lançara em 1995 o disco de estreia da banda, homônimo.
Com Janet Weiss assumindo a bateria, Sleater-Kinney lançou em 1997 seu terceiro álbum, Dig Me Out, pelo selo Kill Rock Stars. Na sequência saíram os discos The Hot Rock (1999), All Hands on the Bad One (2000) e One Beat (2002).
Sleater-Kinney lançou em 2005 seu sétimo álbum, The Woods, pela Sub Pop. Em janeiro de 2015, dez anos depois, a banda retornou com um novo disco de estúdio, No Cities to Love.
Em agosto de 2019, a banda lançou o disco The Center Won't Hold, produzido por St. Vincent. Um mês antes, a baterista Janet Weiss deixou a banda. Na turnê desse trabalho, a baterista Angie Boylan se juntou ao grupo. Em 2021, o grupo lançou seu décimo álbum de estúdio, Path of Wellness. Na sequência chegou Little Rope (2024).
- Origem: