Apesar de ter ficado mais conhecido no início dos anos 1990, durante o boom do grunge - mais precisamente com o álbum Phaseshifter (1993), o Redd Kross teve a sua origem em 1978, quando os irmãos Steve (baixo) e Jeff McDonald (voz), na época com 11 e 15 anos de idade, respectivamente, formaram uma banda chamada The Tourists, ao lado dos colegas de escola Greg Hetson (guitarra) e Ron Rayes (baterista) na cidade Hawthorne, Califórnia. The Tourists fez o seu primeiro show abrindo para o Black Flag.
Em 1980, a banda mudou o nome para Red Cross e lançou o seu primeiro EP. Porém, Hetson e Reyes se desligaram do grupo, indo, respectivamente, para o Circle Jerks e o Black Flag. Steve e Jeff continuaram com a banda e com o apoio de outros músicos da cena underground gravaram o primeiro álbum, Born Innocent, lançado em 1981. Após esse lançamento, sob ameaça de um processo judicial pela própria Cruz Vermelha (International Red Cross), os irmãos alteraram o nome para Redd Kross. Em 1984, o grupo lançou Teen Babes from Monsanto, uma coletânea de covers de artistas como Kiss, David Bowie, Stooges, Rolling Stones e The Shangri-Las.
Com a adição do guitarrista Robert Hecker e o baterista Roy McDonald, o Redd Kross lançou em 1987 o álbum Neurotica, pelo selo Big Time Records. Apesar de o álbum ter uma boa recepção do público, a gravadora Big Time Records faliu e a banda ficou impedida de gravar material novo usando o nome Redd Kross durante três anos, devido a um processo legal.
Nesse período sem poderem usar o nome Redd Kross, Steve e Jeff criaram um projeto chamado The Tater Totz, que lançou em 1989 um disco intitulado Alien Sleestaks From Brazil, uma coleção de covers satíricas e surreais de músicas como "Give Peace a Chance" (John Lennon), "We Will Rock You" (Queen), entre outras. Ainda em 1989, o The Tater Totz lançou outro trabalho, chamado Sgt. Shonen's Exploding Plastic Eastman Band Mono! Stereo, no qual contava com as colaborações de Cherie Currie (ex-Runaway) e Pat Smear, que mais tarde ficou mais conhecido como guitarrista do Foo Fighters, tendo tocado também com o Nirvana.
Em 1990, o Redd Kross assinou com a Atlantic Records, contando nessa época Jeff McDonald (vocais – guitarra), Steven McDonald (baixo – vocais), Robert Hecker (guitarra – vocais) e Victor Indrizzo (bateria – vocais) na sua formação. Naquele mesmo ano saiu o álbum Third Eye, que teve como destaque os singles "Annie's Gone" e "1976".
No disco Phaseshifter (de 1993), os irmãos McDonald contaram com Eddie Kurdziel (guitarra), Gere Fennelly (teclados) e Brian Reitzell (bateria). O single "Jimmy's Fantasy" foi o principal destaque de Phaseshifter.
O Redd Kross retornou com um novo álbum em 1997, quando lançou Show World. Em 1999, o guitarrista Eddie Kurdziel morreu de overdose de drogas, aos 38 anos de idade. A banda entrou numa longa pausa até em 2006, quando os irmãos McDonald, o guitarrista Robert Hecker e o baterista Roy McDonald voltaram a fazer apresentações. Um show realizado na cidade de Madrid em janeiro de 2007 foi lançado no DVD Got Live If You Must!.
Em 2012, quinze anos após Show World, a banda lançou um novo álbum de estúdio, Researching The Blues. Seu sucessor, Beyond the Door , saiu em 2019, seguido por Redd Kross (2024).
- Origem: