Pular para o conteúdo principal

Dona de uma das vozes mais encantadora da música pop americana, Chan Marshall nasceu em Atlanta, no estado da Georgia, no dia 21 de janeiro de 1972. Adotando o nome artístico de Cat Power, a cantora, compositora, guitarrista e pianista começou sua carreira se apresentando em bares na cidade de Nova York.

No começo dos anos 1990, Cat Power abriu shows de Liz Phair. Depois se juntou ao baterista Steve Shelley (Sonic Youth) e ao guitarrista Tim Foljahn (Two Dollar Guitar). "Conta-se" que o trio gravou dois discos no mesmo dia em 1994. Dear Sir (oficialmente, o primeiro álbum da cantora, lançado em 1995) e Myra Lee (o segundo, lançado em 1996). Ambos saíram respectivamente pelos selos Runt Records e  Smells Like Records.

Em 1996, ela assinou contrato com a Matador Records. Seu primeiro álbum pela gravadora foi What Would the Community Think (1996). Após uma turnê de três meses naquele ano, a cantora abandonou a cena musical para trabalhar como babá em Portland, no Oregon, e depois se mudou para uma fazenda em Prosperity, na Carolina do Sul, com seu namorado, Bill Callahan (Smog). Chan Marshall planejava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos surgiram as letras do álbum Moon Pix, gravado em Melbourne, na Austrália, e lançado em 1998.

Em 2000, no álbum The Covers Record, Cat Power regravou músicas de outros artistas: "(I Can't Get No) Satisfaction" (The Rolling Stones), "I Found A Reason" (Velvet Underground), "Wild Is The Wind" (Nina Simone) e "Paths Of Victory" (Bob Dylan), entre outros.

Em 2003, a cantora retornou com canções novas, no elogiado álbum You Are Free, que recebeu colaborações do Eddie Vedder e Dave Grohl. No ano seguinte, ela lançou o seu primeiro DVD, intitulado Speaking for Trees.

Cat Power lançou o aclamado álbum The Greatest em 2006, com a colaboração de Al Green e do guitarrista Teenie Hodges. Em The Greatest, ela flerta com o soul. Dois anos mais tarde, em 2008, saiu mais um algum de regravações, Jukebox. Em 2012, a cantora lançou um novo álbum de músicas novas, Sun, flertando com a música eletrônica.

Depois de sete álbuns lançados pela Matador Records, Cat power lançou em 2018 o disco Wanderer, o décimo, pelo selo Domino. Segundo ela, a mudança de gravadora aconteceu devido a Matador rejeitar o álbum.

Seu terceiro álbum de covers chegou em 2022. Covers traz regravações de canções de Frank Ocean ("Bad Religion"), Lana Del Rey ("White Mustang"), Iggy Pop ("Endless Sea"), Nick Cave and the Bad Seeds ("I Had a Dream, Joe"), The Replacements ("Here Comes a Regular"), entre outros.

Comentários
Músicas em Destaque
Playlist: block top 10
  • play
    Metal HeartCat Power
  • play
    Pa Pa PowerCat Power
  • play
    He WarCat Power
  • play
    HeadlightsCat Power
  • play
  • play
    ManhattanCat Power
  • play
    CherokeeCat Power
  • play
    WomanCat Power
  • play
    Sea Of LoveCat Power
  • play
  • play
  • play
    StayCat Power

Álbuns em Destaque

Covers
2022 / Álbum
Wanderer
2018 / Álbum
Sun
2012 / Álbum
Jukebox
2008 / Álbum
The Greatest
2006 / Álbum
You Are Free
2003 / Álbum
The Covers Record
2000 / Álbum
Moon Pix
1998 / Álbum
Myra Lee
1996 / Álbum
Dear Sir
1995 / Álbum