Pular para o conteúdo principal

Quando o The Strokes lançou o EP 'The Modern Age' em janeiro de 2001 pela Rough Trade, a banda já era apontada como a salvação do rock da nova década. E o interesse pelo grupo veio de todos os lados: público, imprensa e gravadoras.



A banda nova-iorquina foi formada em 1999 por Julian Casablancas [vocal], Nikolai Fraiture [baixo], Nick Valensi [guitarra], Albert Hammond,  Jr. [guitarra] e Fabrízio Moretti [bateria], brasileiro que foi morar nos EUA aos quatros anos de idade. A voz de Julian Casablancas às vezes lembra Lou Reed, outras vezes lembra Iggy Pop. The Stooges e Velvet Underground são algumas das influências na música da banda.



Em 2001, a gravadora britânica Rough Trade lançou o primeiro EP do grupo. 'The Modern Age' levou o Strokes para páginas de publicações como Rolling Stone, The Face e New Music Express, aumentando toda a expectativa em torno da banda, que assinou contrato com a RCA Records.



O primeiro álbum da banda, 'Is This It' (2001), é uma das referências do rock de garagem do início dos anos 2000. A faixa "New York City Cops" não entrou na versão americana do disco devido aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. No seu lugar foi adicionada a música 'When It Started'.



Em 2002, The Strokes se empenhou em uma extensa turnê, apresentando-se também em alguns festivais, como Reading e Leeds. Ainda nesse ano, o grupo apresentou algumas novas músicas, incluindo "Meet Me in the Bathroom", "Way You Talk Too Much" e "The Way It Is".



Em março de 2003, a banda começou a trabalhar em um novo álbum com o produtor Nigel Godrich. Porém, Godrich não foi até o fim das sessões de gravações e foi Gordon Raphael (produtor de 'Is This It') quem finalizou com o grupo a produção 'Room on Fire', o segundo álbum, lançado em outubro de 2003. Antes desse lançamento, a banda começou uma turnê com o Kings of Leon.



O terceiro álbum dos Strokes, intitulado 'First Impressions of Earth', saiu em 2006. Depois da turnê desse disco, seus membros passaram a se dedicar a outros projetos. Albert Hammond, Jr. lançou em 2006 o seu primeiro álbum solo 'Yours to Keep' e, em 2008, o segundo, 'Como Te Llama?'. Fabrizio Moretti passou a tocar a banda indie pop Little Joy, que em 2008 lançou um álbum homônimo. Nikolai Fraiture lançou em 2009, com o projeto Nickel Eye, o disco 'Time of the Assassins'. Ainda, em 2009, Julian Casablancas lançou o seu primeiro álbum solo, 'Phrazes for the Young'.



The Strokes retornou com um novo álbum, 'Angles', em março de 2011. O sexto álbum de estúdio da banda, intitulado 'Comedown Machine', foi lançado em março de 2013. Sete anos depois, o grupo retornou com um novo álbum completo, intitulado 'The New Abnormal'.

  • Origem:
Comentários
Músicas em Destaque
Playlist: block top 10
  • Last NiteThe Strokes
  • Hard To ExplainThe Strokes
  • The Modern AgeThe Strokes
  • The Modern AgeThe Strokes
  • You Only Live OnceThe Strokes

Álbuns em Destaque

The New Abnormal
2020 / Álbum
Future Present Past
2016 / Álbum
Comedown Machine
2013 / Álbum
Angles
2011 / Álbum
Room on Fire
2003 / Álbum
Is This It?
2001 / Álbum