Uma das bandas do electropop mais aclamadas pela crítica no início dos anos 2000, Ladytron foi formada em 1999 em Liverpool (Inglaterra) pelos ingleses Daniel Hunt (teclados, bateria eletrônica), Reuben Wu (teclados, bateria eletrônica), a escocesa Helen Marnie (vocais, teclados) e a búlgara Mira Aroyo (vocais, teclados). O nome foi tirado de uma canção do Roxy Music. Com forte influência da new wave, mais precisamente do subgênero synth-pop, o grupo nasceu dentro do movimento electroclash. "He Took Her to a Movie" foi o primeiro single lançado pelo grupo.
Em 2000 saiu o EP Commodore Rock e, no ano seguinte, o elogiado álbum de estreia, 604, lançado pelo Emperor Norton. 604 teve como principal hit a faixa "Playgirl". Light & Magic (2002), o segundo álbum, trouxe os hits "Seventeen", "Evil" e "Blue Jeans".
O terceiro álbum do Ladytron, Witching Hour (2005), apresentou mudanças na sonoridade do grupo. As canções trazem perceptíveis influências do shoegaze e do dream pop, com uma pegada mais rock. Destaque para as faixas "Sugar" e "Destroy Everything You Touch".
Velocifero, trabalho de 2008, seguiu a mesma tendência do álbum anterior, o electropop da banda flertando com elementos do indie rock.
O quinto álbum de estúdio, Gravity the Seducer, mais direcionado ao synth-pop, saiu em setembro de 2011. Após um longo hiato, Ladytron retornou em 2019 com um álbum autointitulado. A banda lançou seu sétimo álbum de estúdio, Time's Arrow, em janeiro de 2023.
- Origem:
- Log in or register to post comments