Ezra Koenig (foto), do Vampire Weekend, foi convidado pela revista Rolling Stone a comentar a eleição da expressão "selfie" (auto-retratos tirados com câmaras digitais e normalmente compartilhados em redes sociais) como Palavra do Ano de 2013 dos Dicionários Oxford.
O músico mostrou-se grande defensor da prática do "selfie", começando por dizer: "fiquei muito entusiasmado com a palavra 'selfie' em 2012, portanto quando soube que é a palavra do ano de 2013 fiquei tipo 'falem-me de palavras novas!'".
"Sou definitivamente pró-selfie", continuou Koenig, "só os haters são anti-selfie, porque, na verdade, por que razão não haveriam as pessoas de tirar fotos de si próprias? Quando estou no Instagram e vejo que alguém tirou uma foto de si fico tipo 'obrigado'. Não preciso de ver uma fotografia do céu, das árvores, das plantas. Só há um de você".
Sobre os que falam de uma nova geração narcisista, diz: "Não me encham! Na casa de repouso onde a minha avó está vi algumas das pessoas mais egoístas do planeta... E o mundo em que estes jovens nasceram não poderia ser mais egoísta. O mundo está tão cheio de desigualdades e de inbecis. Não podemos culpar a nova geração disso".
Ainda sobre o assunto, o músico diz, comentando a existência de uma página na internet chamada "Selfies at Funerals": "Nunca tinha ouvido falar disso. Mas sabem que mais? Quando morrer, estão todos convidados para ir tirar um selfie no meu funeral. Exceto os meus inimigos. Esses nem sequer estão convidados para o funeral".