Pular para o conteúdo principal

Vivemos em uma época em que as gravadoras estão mais suscetíveis com os direitos de seus produtos. Desta vez, a polêmica gira em torno do R.E.M.

A gravadora Universal mandou fechar um blog do R.E.M. criado pelo blogueiro/engenheiro de som e conhecido como Analog Loyalist. Este é o mesmo homem que se encarregou de recuperar, remasterizar e disponibilizar para o público, através de uma série de blogs, material dos Smiths, New Order e Joy Division. Concentrando-se, principalmente, em restaurar o catálogo de singles destas bandas.

 

Seu último projeto está vinculado ao R.E.M. e uma série de cassetes que a banda costumava distribuir de maneira gratuita antes de ter contrato com qualquer gravadora. No último post do blog do R.E.M., Analog Loyalist explica que a Universal, dona do catálogo que a banda gravou com a IRS, enviou um aviso para retirar o material que havia sido disponibilizado em sua página The Power of Independent Trucking. Este material estava composto pelos primeiros singles da banda em um cassete intitulado "Cassette Set de 1981: Radio Free Europe, Sitting Still e White Tornado".

 

No post ele diz: "Diga-me! Qual é o papel da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que obviamente é um membro Universal, no material gravado quando a banda não tinha contrato? Estas demos foram entregues gratuitamente em cassetes! A IFPI acredita que é seu problema agora?

 

É possível que estejam tão...assustados...de que "White Tornado", que foi lançada oficialmente como um lado B, esteja disponível gratuitamente, que tiveram que usar a opção nuclear. Então podem ver porque tenho tantas dúvidas sobre seguir em frente com este blog, só porque não quero ver meus esforços como escritor/arquivista/engenheiro jogados no lixo".

 

Se o trabalho continuasse, assim como com as outras bandas cujo material foi recuperado, seria possível ouvir as masterizações mais antigas e evitando os "masterings" profissionais e ver as capas escaneadas com a melhor resolução possível. Todas as faixas destes projetos são de fontes fora de catálogo e algumas músicas nunca foram lançadas comercialmente.

 

Atualmente, o material recuperado não está mais na internet. Abaixo, "Radio Free Europe" em sua versão copiada.

 

 

Faixas Relacionadas