Pular para o conteúdo principal

Morte de um dos membros e fundadores dos Beastie Boys chocou ontem o mundo da música. Recorde a carreira de Adam Yauch, aka MCA.

Foi em 2009 que Adam Yauch, membro fundador dos Beastie Boys, soube que tinha câncer, uma doença que não o abandonou e que está diretamente ligada à causa da sua morte, anunciada ontem, dia 4 de maio de 2012. Adam Yauch tinha 47 anos. 

 

O seu primeiro concerto com os Beastie Boys data do já distante ano de 1981, quando tinha apenas 16 anos e militava no circuito punk. Foi de Adam o primeiro impulso para formar os Beastie Boys, depois de assistir a um concerto do Black Flag no mítico Peppermint Lounge, em Manhattan. Adam era filho único, nascido em Brooklyn no seio de uma comunidade judaica, embora o seu pai, pintor e arquiteto, fosse católico, o que levou a uma educação livre de pressões religiosas. 

 

O primeiro álbum dos Beastie Boys,  "Licensed to Ill" (1986), transformou o grupo numa sensação mundial. Adam tinha então apenas 22 anos. Ao longo dos anos seguintes, discos como "Paul's Boutique" (1989),  "Check Your Head" (1992),  "Ill Communication" (1994) e "Hello Nasty" (1998) sustentaram um constante crescimento em termos de força comercial e os Beasties foram erguidos à condição de ícones de um movimento global. 

 

Paralelamente a tudo isto, Adam tornou-se um devoto budista, defensor da causa tibetana e por isso criou o Fundo Milarepa, uma organização centrada na luta pela independência do Tibete que organizou, por exemplo, o Tibetan Freedom Concert em que participaram bandas como Red Hot Chili Peppers, Smashing Pumpkins e Rage Against the Machine em 1996. 

 

Já na década passada, Adam Yauch inaugurou um estúdio de gravações e criou uma companhia de produção de cinema em Nova Iorque sob a designação de Oscilloscope. Através da companhia, deu vez à sua veia de diretor e assinou o filme concerto dos Beasties  "Awesome; I Fuckin' Shot That!". Através do seu estúdio, teve ainda envolvimento direto no regresso do lendário Bad Brains, em 2007. 

 

Em abril passado, os Beastie Boys foram alvo de uma cerimônia no Rock and Roll Hall of Fame, que  reconheceu o mérito de sua carreira. Adam já não pode estar presente, mas os seus companheiros leram uma carta sua, dirigida aos fãs. Ontem, Adam Yauch faleceu, vítima da prolongada doença contra a qual vinha lutando desde 2009. O músico e cineasta deixa uma mulher, Dechen Wangdu, e uma filha, Tensin Losel, nascida em 1998. Deixa igualmente uma irrepreensível carreira e alguns dos mais entusiasmantes discos do último quarto de século.

 

(Blitz)

 

Faixas Relacionadas

Postagens Relacionadas

O fim dos Beastie Boys
Notícia
O fim dos Beastie Boys
Beastie Boys preparam livro de memórias
Notícia
Beastie Boys preparam livro de memórias
Adam Yauch: adeus ao um Beastie
Colunas
Adam Yauch: adeus ao um Beastie