PJ Harvey deixou muitos apostadores felizes ao levar ontem para casa o conceituado Mercury Prize pelo álbum "Let England Shake". A cantora britânica tornou-se assim a primeira a ter vencido o prêmio por duas vezes, já que há dez anos também bateu a concorrência com o álbum "Stories From the City, Stories From the Sea".
A cerimônia de entrega do conceituado prêmio aconteceu ontem à noite (6 de setembro) no Grosvenor Hotel. Todos os nomeados - com exceção de Adele, que teve de cancelar por motivos de saúde - atuaram no evento, que foi transmitido na BBC e apresentado por Jools Holland.
Harvey agradeceu o prêmio de 20 mil libras da seguinte forma: "Primeiro queria agradecer muito por este prêmio e pelo reconhecimento do meu trabalho neste álbum".
Segundo o NME, a cantora referiu-se também à primeira vez que recebeu o prêmio, numa cerimônia que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001, dia dos ataques terroristas em Nova Iorque: "É bom estar aqui. Estava em Washington vendo o Pentágono arder da minha janela do hotel, da outra vez, portanto é bom estar aqui. Muita coisa aconteceu entretanto".
Antes de agradecer às pessoas que a apoiaram ao longo da carreira, Harvey falou sobre "Let England Shake" : "Levei muito tempo compondo este álbum. Era muito importante para mim, queria fazer algo que tivesse um significado não só para mim mas para as outras pessoas, na esperança de fazer algo que perdurasse no tempo". (Blitz)