Pular para o conteúdo principal

Em entrevista ao site Stereogum, Flea falou sobre o próximo disco do Red Hot Chili Peppers, "I'm With You", que será lançado em breve. 

"A principal diferença é o John Frusciante ter saído da banda. Sou muito grato ao John. Foi ele que escreveu as partes principais das nossas canções mais populares , e muitas das nossas canções artisticamente mais profundas, também, daquelas que não são necessariamente muito populares". 
 
"Nos deu muito como compositor, como músico, como ser humano, e a sua relação com a música é uma coisa muito bela, pura e poderosa", descreve Flea. 
 
O baixista admite que, durante algum tempo e depois de Frusciante sair da banda, ponderou não continuar com o Red Hot Chili Peppers ."Mas percebi que sinto tanto amor pela banda e pelo Antony [Kiedis], por isso decidimos continuar". 
 
Sobre o novo guitarrista, Josh Klinghoffer, Flea diz: "Continuamos soando como Red Hot Chili Peppers, mas estamos muito diferentes. O Josh é um músico muito dado à textura, muito poético e sublime. Nós reagimos ao que ele faz e e isso faz com que toquemos de forma diferente". 
 
"Outra diferença é eu ter ido para a universidade estudar teoria musical durante um ano", conta Flea, que também aproveitou a pausa da banda para aprender a tocar piano. 
 
"Estas mudanças são muito importantes para nós, esteticamente, musical e espiritualmente. A nossa carreira tem sido uma série de vidas e de mortes, por isso este retorno tem muito significado para nós". 
 
Flea diz ter aprendido muito com a passagem de um ano pela universidade. "Durante todo o colégio só fumei erva, e quando dei por mim já estava numa banda rock. Adorava voltar para estudar literatura e filosofia". 
 
Na mesma entrevista, o baixista lamenta ainda o corte no financiamento da escola de música que ajudou a criar. "É muito complicado arranjar dinheiro para financiá-la. Custa quase um milhão de dólares por ano". 
 
"Quando era garoto andava nas escolas públicas de Los Angeles e podia escolher qualquer instrumento que quisesse e tocar na orquestra. Agora já não há isso, porque estão cortando todo o financiamento ". 
 
"E eu era um garoto mau. Roubava casas e metia-me em drogas, não tinha interesse nenhum em ir à escola e a única coisa que me oferecia alguma disciplina e autoestima era tocar música na escola, porque me sentia ligado àquilo e me dava algo em que me concentrar. E sei que há por aí muitos miúdos como eu".  
 
O Red Hot Chili Peppers se apresentará no dia 21/09 em São Paulo, na sequência a banda viaja até o Rio, onde participará do Rock in Rio. (Blitz/Stereogum)

Faixas Relacionadas