"England" é o mais recente single de "Let England Shake" a ser contemplado com um vídeo. Veja aqui mais um filme do diretor Seamus Murphy, que o descreve como "cru e intimista":
Em entrevista recente à Spinner, PJ Harvey, fala da influência que Neil Young e os Pogues tiveram na música que gravou em "Let England Shake".
"O Shane McGowan é um grande compositor, um grande autor de letras, além de que os Pogues tocam muita música folk tradicional e muito ancestral. Ao longo da sua carreira, também o Neil Young lidou com assuntos políticos e muitas vezes o fez lindamente no contexto da canção", argumenta, mostrando ainda admiração por escritores como Harold Pinter, James Joyce ou T. S. Eliot.
Sobre os sentimentos patentes em "Let England Shake", Harvey explica: "Embora seja inglesa e me refira a Inglaterra nas letras, diria que as qualidades emocionais que menciono são muito mais universais. Todos sentimos essas coisas pelo nosso país, seja ele qual for. Sentimos muito amor, muita desilusão. Espero que este disco possa significar muito para muitas pessoas, e não apenas para os ingleses".
Na mesma entrevista, PJ Harvey afirma ainda acreditar que algumas das suas canções, como "Angelene" ou "The Desperate Kingdom of Love", têm "uma força própria e continuarão a existir mesmo depois de eu morrer". (Blitz)