A banda inglesa Sneaker Pimps surgiu nos anos 1990 dentro do movimento trip hop, embora que o trip hop da banda fosse mais pop e menos experimental, como ficou registrado em seu álbum de estreia Becoming X, lançado em 1996 pela Clean Up Records e que vendeu mais de um milhão de cópias e trouxe os hits "6 Underground" e "Spin Spin Sugar".
A banda foi formada em 1994 pelo produtor e músico Liam Howe e o guitarrista Chris Corner. Como vocalista, os dois contrataram Kelli Dayton, mais tarde ficou conhecida como Kelli Ali. O guitarrista Joe Wilson e o baterista Dave Westlake também se juntaram ao grupo.
Apesar do sucesso de Becoming X e de uma longa turnê, Liam Howe e Chris Corner resolveram demitir Kelli, alegando que a voz dela não combinava com as novas composições. Na verdade, os mentores não queriam que a banda fosse estereotipada como uma banda de trip-hop feminino da moda. Com a saída de Ali, Corner se tornou o vocalista principal.
Splinter, o segundo álbum foi lançado em 1999. Em 2002 chegou Bloodsport pela Tommy Boy Records. Nenhum dos dois trabalhos, alcançou o sucesso de Becoming X e o grupo entrou em longo hiato.
Liam Howe se tornou um produtor requisitado, trabalhando com artistas como Lana Del Rey, FKA Twigs, Marina and the Diamonds e Ellie Goulding.
Após sua saída da banda, Kelli Dayton iniciou uma carreira solo sob o nome Kelli Ali e colaborou com diversos artistas.
Em 2021, Liam Howe e Chris Corner retornaram com Sneaker Pimps. E com a colaboração da cantora Simonne Jones lançaram o álbum Squaring the Circle.
- Origem: